Por que amendoim "dança" dentro da cerveja? Este estudo explica
Pesquisador brasileiro estava em uma viagem a Buenos Aires quando reparou que amendoins "dançavam" em seu copo de cerveja
Enquanto alguns brasileiros estão acostumados a comer uma porção de amendoim ao lado de um copo de cerveja, argentinos frequentemente jogam a leguminosa dentro da bebida.
Curiosamente, o amendoim, quando imerso na cerveja, inicia um movimento de sobe e desce que chamou a atenção de Luiz Pereira, cientista brasileiro que estava de passagem por Buenos Aires. A observação serviu de inspiração para um estudo que pode ajudar até na área de mineração.
Publicada na terça-feira (13) na Royal Society Open Science, a pesquisa de Pereira, da Universidade de Ludwig Maximilian, na Alemanha, explicou que a "dança" do amendoim tem a ver com o acúmulo de gases presentes na bebida alcoólica.
O petisco, mais pesado que a cerveja, vai ao fundo do copo em um primeiro momento. Depois, bolhas de dióxido de carbono se "agarram" ao alimento, fazendo-o subir à superfície. Em seguida, as bolhas estouram em contato com o as e o amendoim cai novamente, até que a cerveja não esteja mais gaseficada.
O estudo também mostrou que quanto maior o ângulo entre a superfície do grão e a bolha, mais fácil é a formação, além de que os depósitos de ar possuem um tamanho ideal para proporcionar a dança, que é cerca de 1,3 mm.
Uma dinâmica semelhante ocorre no processamento de minerais, segundo os pesquisadores.
O ferro, que vem misturado a outros materiais da natureza, se prende a bolhas com mais facilidade, enquanto outros elementos caem para o fundo das misturas. O mesmo ocorre com a magnetita, que sobe através do magma terrestre para a crosta da Terra.
O próximo passo, segundo Pereira, é continuar "experimentando com as características de diferentes amendoins e cervejas" — em prol da ciência, é claro.