Por que animais selvagens sofrem riscos quando tocados por humanos?
Parque nos EUA registrou dois episódios de contato indevido em uma semana; turista que tocou bisão foi multado
O Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, divulgou um comunicado na última quinta-feira (1) pedindo aos visitantes que "protejam a vida selvagem e respeitem os regulamentos de segurança" após incidentes de contato inadequado entre turistas e animais da reserva.
- Um filhote de bisão teve que ser sacrificado após ser tocado por um homem na parte nordeste do parque;
- O turista, que foi multado, afirmou que tentava salvar o animal de um afogamento, mas, após o ocorrido, o filhote foi rejeitado por sua manada;
- Outros visitantes chegaram a colocar um filhote de alce em seu carro e levaram o recém-nascido para um departamento de polícia das redondezas;
- O alce mais tarde fugiu para a floresta e sua condição é desconhecida.
Por que animais selvagens sofrem riscos quando tocados por humanos?
Humanos podem ter o impulso de ajudar animais, principalmente filhotes, ao observá-los em apuros na natureza. Entretanto, nem sempre o contato direto é a melhor alternativa.
"Não devemos tocar animais silvestres por causa da potencial transmissão de doenças que podem ser desencadeadas por microorganismos (bactérias e fungos) para os quais tais animais podem não possuir resistência imunológica", diz Alexandre Cordeiro Ascenso, biólogo e doutor em biodiversidade pelo Museu Paraense Emílio Goeldi.
Quanto aos filhotes, o risco maior está associado à rejeição por parte dos pais, como ocorreu com o pequeno bisão.
"Podemos alterar o odor característico do animal, que é um fator importante para o reconhecimento dos progenitores", diz.
Além disso, manusear animais selvagens pode fazer com que alguns deles associem a espécie humana à segurança, o que pode facilitar atividades de tráfico de animais silvestres.
"A aproximação de animais silvestres pode afetar drasticamente seu bem-estar e, em alguns casos, sua sobrevivência. Quando um animal estiver perto de um acampamento, trilha, calçadão, estacionamento, em uma estrada ou em uma área desenvolvida, deixe-o em paz e dê espaço a ele", recomenda o Parque Nacional de Yellowstone.