Por que as chuvas de meteoros não "caem" na Terra?
A maioria das partículas é pequena demais e se desintegra na atmosfera terrestre
Você já se perguntou o porquê de ser muito raro um meteoro cair na Terra durante uma chuva de meteoros? Embora pareça que essas rochas espaciais estejam "caindo" do céu durante esse evento celestial, a realidade é um pouco mais complexa.
Primeiro é necessário entender que uma chuva de meteoros ocorre quando nosso planeta passa pela trilha de detritos deixada por um cometa.
Essas partículas cósmicas entram na atmosfera terrestre em alta velocidade e, quando isso acontece, elas se aquecem por atrito e se desintegram, produzindo o efeito luminoso que vimos no céu noturno e que chamamos de meteoro.
Por que a maioria dos meteoros se desintegra?
É normal que eles "sumam" antes que possamos vê-los cair. A alta velocidade e o atrito com as moléculas do ar da atmosfera fazem com que os meteoros se aquecem intensamente.
A maioria das partículas é pequena demais para resistir a esse calor e se vaporizar completamente antes de atingir o solo.
Quando um meteoro se torna um meteorito?
Somente os meteoroides maiores, com alguns centímetros ou mais de diâmetro, têm chances de sobreviver à passagem pela atmosfera e atingir a superfície terrestre.
Assim, os pedaços que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos.
Estamos protegidos?
Imagine que, ainda que invisível, a atmosfera terrestre funcione como um escudo natural, protegendo a superfície do planeta de um constante bombardeio de pequenos objetos celestes.
A maioria dos meteoroides se desintegra nas camadas mais altas da atmosfera, antes de causar qualquer dano.
No entanto, objetos de maior porte, como grandes asteroides ou até mesmo fragmentos de satélites e foguetes, o que chamamos de lixo espacial, podem resistir à abrasão atmosférica e causar danos ao atingir o solo.
Este ano, um pedaço de um foguete caiu na China, causando pânico entre os moradores de uma pequena vila.
Embora as chuvas de meteoros sejam eventos relativamente comuns, a queda de meteoritos é um aspecto muito mais raro. A maioria dos meteoritos cai em áreas remotas ou oceanos, tornando difícil encontrá-los.