Por que astronautas não podem usar traje espacial preto na Lua
Nasa revela nesta segunda-feira (3) quais astronautas farão parte da próxima missão à Lua
A Nasa revelou, no mês passado, o traje espacial que será usado por astronautas da Artemis III, missão histórica que levará humanos à Lua após mais de 50 anos. Um detalhe da vestimenta ultramoderna e tecnológica chamou a atenção: o traje foi apresentado na cor preta, diferente do tradicional branco utilizado em missões espaciais.
A empresa Axiom Space, que desenvolveu o uniforme, disse que apresentou o protótipo na cor preta para esconder detalhes da peça. Entretanto, na missão Artemis III, que levará quatro astronautas à Lua, a vestimenta será usada na cor branca, que gera mais proteção no ambiente extremo enfrentado pelos astronautas na missão.
The next generation spacesuit. @NASA selected @Axiom_Space to develop the suits for the Artemis III mission to the lunar surface. The first prototype was revealed today during an event at Space Center Houston in Texas. https://t.co/qW96kLYIxl pic.twitter.com/icFDxv60IU
— NASA's Johnson Space Center (@NASA_Johnson) March 15, 2023
O traje espacial usado na Lua deve ser branco para refletir o calor e proteger os astronautas de temperaturas extremamente altas.
“O traje espacial Artemis III da Axiom Space estará pronto para enfrentar os complexos desafios do pólo sul lunar e ajudar a aumentar nossa compreensão da Lua, a fim de permitir uma presença de longo prazo lá”, disse Michael T. Suffredini, presidente e CEO da Axiom Space.
Quais seriam os perigos de um traje preto?
- A Lua é uma atmosfera inóspita e sem atmosfera para proteger os humanos da radiação do Sol;
- Além disso, o ambiente tem temperaturas extremas, que variam de -180 graus Celsius a mais de 200 graus Celsius;
- Ou seja, humanos poderiam fritar ou congelar na Lua sem a proteção adequada;
- Com isso, os trajes espaciais precisam ser refletivos e insulados (cheios de ar), pois o controle térmico é uma exigência fundamental para sobrevivência em missões espaciais.
Na cor branca e com as adequações necessárias, o traje deve manter os astronautas “ventilados” sob os raios solares sem filtro.
Portanto, um traje preto absorveria todo o calor e a radiação do local, algo que não é nada recomendado para a situação.
Missão Artemis III em 2025
A Artemis III está programada para pousar perto do polo sul lunar em 2025. A Nasa levará a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua.
A Nasa busca estabelecer uma presença permanente na Lua por meio do programa Artemis. Sua primeira missão retornou à Terra em 11 de dezembro após 25 dias de viagem. Neste período, a espaçonave não tripulada Orion circunavegou a Lua.
A agência espacial norte-americana prevê enviar a Artemis II em novembro de 2024, missão que seguirá o mesmo percurso da antecessora, mas com uma tripulação.