Por que atletas tomam banho em banheiras de gelo?
Na Copa do Mundo não é diferente; zagueiro da Seleção Brasileira, Thiago Silva, compartilhou uma foto na banheira de gelo após o jogo
Banhos de gelo e banhos de água fria tornaram-se um tópico muito falado e realizado entre atletas e não atletas. Um exemplo é Wim Hof, mais conhecido como “homem de gelo Hof”, que já alcançou quase três milhões de seguidores no Instagram. Ele viralizou o conceito de mergulhar o corpo em água fria.
Os banhos de gelo parecem ser eficazes na redução da dor e fadiga após o treino — razão pela qual seu uso pode ser interessante em alguns casos, segundo estudos.
Na maioria das vezes, em torneios onde as partidas são disputadas em dias consecutivos, a imersão em água fria pode ser justificada para melhora do desempenho a curto prazo. Atletas normalmente se sentam em um banho de gelo por sete a 14 minutos para reduzir a inflamação e acelerar a recuperação.
Na Copa do Mundo não é diferente
Após a estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar, contra a Sérvia, o zagueiro e capitão Thiago Silva mostrou o regenerativo verde-amarelo após o jogo. Em uma publicação no Instagram, ele compartilhou uma imagem fazendo banho de gel, ao lado de alguns jogadores, como Rodrygo, Gabriel Jesus e Danilo.
Um estudo publicado na revista National Library of Medicine mostrou que após um exercício intenso, como uma partida de futebol, o banho de gelo pode reduzir o aparecimento de dores musculares tardias em comparação com o repouso básico.
Além disso, os jogadores foram capazes de treinar por períodos mais longos do que aqueles que não tomaram o banho de gelo.
Existem riscos no banho de gelo?
Há alguns riscos associados ao banho de gelo prolongado ou em excesso. A coisa mais importante a lembrar é considerar consultar o seu médico antes de entrar em um, mesmo que seja um atleta. Os pontos contra são:
- Lesões causadas pelo frio: ficar sentado em água fria por muito tempo pode levar a lesões causadas pelo frio, como congelamento ou hipotermia. É importante certificar-se que a temperatura da água não esteja muito baixa (3ºC ou menos é muito) e sair da banheira se começar a sentir dor ou desconforto extremo. Atenha-se à regra máxima de dez minutos;
- Tontura: Sentar-se em um banho de gelo pode causar a constrição dos vasos sanguíneos, o que pode levar à tontura. É importante sair da banheira se você começar a se sentir zonzo a qualquer momento.