Por que carregar celular com a capinha é péssimo para o aparelho
Capas podem causar superaquecimento do dispositivo, afetando a vida útil da bateria
Se você anda tendo problemas com a bateria do seu celular, deve reconsiderar a que temperaturas seu aparelho tem sido exposto - e a sua capinha pode ser a grande vilã por trás de tudo isso.
Ao carregar o celular com a capa de proteção, o aumento de temperatura no revestimento externo do dispositivo pode prejudicar o interior.
Embora as capas de plástico, borracha e silicone possam ser excelentes para absorver impactos de quedas, esses materiais atuam como isolantes térmicos, retendo calor em volta do dispositivo.
E quando se trata da temperatura da bateria do telefone, a regra geral é evitar que seja extrema ao máximo.
@david_eluemunoh Charging your iPhone in a case could be bad for your battery ⚠️ #tech #technology #iphonetips #iphonetricks #iphonetipsandtricks #davideluemunoh ♬ original sound - David Eluemunoh
Cuidando do celular
Segundo as diretrizes da Apple para maximizar a capacidade da bateria, "carregar o dispositivo quando ele está dentro de certos tipos de capas pode gerar calor excessivo, o que pode afetar a capacidade da bateria".
O site de suporte dona do iPhone também adverte que "usar um dispositivo iOS ou iPadOS em condições muito quentes pode encurtar permanentemente a vida útil da bateria".
A página da Samsung também diz que é importante minimizar a exposição de seus celulares ao calor e frio intenso para evitar danos à bateria.
"Por exemplo, não deixe o smartphone no porta-luvas do carro em dias de muito calor ou frio. Um mito comum é que as baterias duram mais se forem colocadas no freezer. Isso não é correto e pode danificar a bateria", adverte.
O mesmo se aplica para a Huawei, que não recomenda que usuários deixem o celular "em ambientes com temperaturas extremamente altas ou baixas, ou quando houver flutuações significativas de temperatura, pois isso também pode prejudicar o desempenho da bateria."
Bônus: não carregue nem descarregue demais
Carregar demais ou de menos também pode afetar a vida útil da bateria do celular. A Huawei recomenda que os usuários mantenham seus dispositivos carregados acima de 20% para obter a melhor vida útil da bateria.
Além disso, a Apple conta com uma configuração especial que pode impedir o telefone de atingir mais de 80% para prolongar a vida útil da bateria.
A Samsung, por sua vez, diz que "escarregar completamente a bateria em smartphones modernos pode reduzir sua vida útil. É melhor não deixar a bateria ficar abaixo de 20%."