Por que e como a erupção solar causa apagão em rádios e internet?
Recente ejeção de massa coronal criou apagões de rádio no Brasil, mas não apresenta riscos diretos à Terra
Uma erupção solar registrada no último domingo (10) impactou diretamente as comunicações via rádio em regiões da África e do Brasil, especialmente na costa leste brasileira.
O fenômeno, originado na mancha solar AR3599 — não considerada grande ou de complexidade magnética elevada —, desencadeou uma série de apagões nas faixas de frequência de 30 a 35 MHz, afetando principalmente operadores de rádio amador.
Por que isso aconteceu?
As erupções solares são explosões intensas de radiação provenientes da superfície do Sol, capazes de emitir ondas de rádio, partículas energéticas e radiação eletromagnética em direção à Terra.
A interferência nas comunicações ocorre porque as ondas eletromagnéticas emitidas pelas erupções solares perturbam a ionosfera terrestre, camada da atmosfera que é crucial para a transmissão de sinais de rádio e comunicação via satélite.
Em outras palavras, essa perturbação é como uma tempestade elétrica invisível no espaço, que cria "ondas", na ionosfera.
Essas "ondas espaciais" podem desviar ou bloquear os sinais que normalmente viajam suavemente através dessa camada, resultando em falhas nas nossas comunicações cotidianas.
A boa notícia é que, embora a recente atividade solar tenha provocado interrupções nas comunicações e gerado expectativas quanto à visibilidade de auroras boreais em latitudes mais altas, as autoridades reforçam que não há motivos para alarme.