Por que é mais seguro ficar no carro durante uma tempestade com raios e vento?
O princípio da Gaiola de Faraday explica por que sair do carro durante chuvas com raios e fios elétricos rompidos pode ser perigoso
Durante um período de chuvas intensas como o verão, a segurança durante tempestades volta a ser uma preocupação. São Paulo, por exemplo, enfrentou fortes chuvas na terça-feira (9) e um idoso morreu eletrocutado após sair de um veículo atingido por um cabo energizado.
Uma recomendação importante durante tempesatades com raios e ventos — que podem derrubar postes e romper fios elétricos — é permanecer dentro do carro, um conselho que tem suas raízes na física, mais especificamente no princípio da Gaiola de Faraday.
Desenvolvido em 1836 pelo físico britânico Michael Faraday, o conceito é relativamente simples: um campo elétrico externo, como o de um raio, não pode penetrar um invólucro condutor fechado.
Em outras palavras, quando um raio atinge um objeto como uma caixa de metal, a carga elétrica do raio não consegue atravessar essa "caixa". A energia elétrica é distribuída pela superfície externa e não atinge o interior, onde as pessoas estão protegidas.
Este ambiente atua como uma barreira, desviando a eletricidade para longe do espaço interno e, consequentemente, de seus ocupantes.
Veja exemplo
@renatusnicastri Bobina de Tesla e Gaiola de Faraday. #fisica #fisicaensegundos #enem2022 #TokDoEnem #eletricidade ♬ som original - Renatus Nicastri
O princípio ganhou esse nome porque seu criador fez os testes usando uma gaiola, mas podemos transpor a mesma ideia para o cenário de um carro.
Portanto, quando um veículo é atingido por um raio ou fio elétrico, a carga elétrica fica distribuída por sua superfície externa. O interior do carro, sendo uma área isolada, permanece sem efeitos elétricos.
A energia é desviada pela estrutura metálica externa do carro, enquanto a parte de dentro, onde os passageiros se encontram, fica livre de influências elétricas perigosas.
Para manter essa segurança, é essencial não encostar nenhuma parte do corpo no chão ou objetos fora do carro e evitar tocar nas partes metálicas do automóvel.
Como se proteger nas chuvas?
Além de compreender a importância de permanecer dentro do carro, a Defesa Civil oferece outras recomendações para segurança em tempestades.
Entre elas, evitar áreas abertas, buscar refúgio em construções sólidas ou instalações subterrâneas, e, se possível, manter distância de objetos altos e isolados, como árvores e postes.