Por que eclipse desta quinta não poderá ser visto do Brasil?
A sombra gerada pelo eclipse não será projetada em muitos países do mundo
Nesta quinta-feira (20), alguns países do mundo serão contempladas com um raro Eclipse Solar Híbrido. A Lua nova bloqueará a luz do Sol — o que leva a um fenômeno que muitos poderão aprecisar, menos nós da América do Sul.
Recentemente, a Nasa compartilhou no Instagram detalhes do fenômeno. "Em 20 de abril, os observadores do céu na Austrália e em partes do sudeste da Ásia poderão ver um eclipse solar híbrido ao passar pelos oceanos Índico e Pacífico".
Os eclipses solares ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham total ou parcialmente, projetando uma sombra em nosso planeta, e obscurecendo a face brilhante de nossa estrela-mãe.
Por que não será visível do Brasil
O evento começará ainda nesta quarta-feira às 22h36 (horário de Brasília), que será quinta-feira (1h36 UTC) e deve terminar por volta das 3h59 (horário de Brasília), que será quinta-feira (6h59 UTC).
Em razão da inclinação da Terra e do próprio movimento de rotação, o fenômeno será visível do Pacífico Sul, que abrange países da Ásia e Oceania, como Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e outras ilhas no leste da Indonésia — e por isso não será visível do Brasil.
A sua particularidade ocorre porque, de acordo com o Observatório Nacional, o último eclipse híbrido ocorreu em novembro de 2013, e o próximo eclipse solar híbrido — depois do deste ano — só ocorrerá em novembro de 2031.
Onde assistir
Mas nem tudo está perdido. Se você quiser contemplar esse fenômeno, alguns canais no YouTube irão fazer a transmissão ao vivo. Basta escolher um dos links e ficar atento a partir das 22h, o horário de Brasília.