Por que este gato malhado macho é considerado “raro como um unicórnio”?
Ele foi adotado por uma voluntária do NoCo Kitties, lar de adoção de gatos nos Estados Unidos
Um gatinho malhado macho considerado “raro” está chamando atenção nos últimos dias. Nascido em um galpão no estado de Colorado (EUA), o felino foi entregue à Sociedade Humanitária do Condado de Weld e, depois, transferido para os cuidados de NoCo Kitties, empresa com foco em adoção.
O bicho é considerado unicórnio devido à sua aparência ligada ao sexo: um em cada 3.000 gatinhos malhados nasce macho, segundo a Faculdade Cornell de Medicina Veterinária. Por isso são considerados os animais raros dos contos de fadas.
A mãe adotiva do gatinho, a voluntária da NoCo Kitties, Alli Magish, acolheu o pequeno "unicórnio" e toda a família de felinos: a gata mãe e seus quatro irmãos, incluindo suas duas irmãs malhadas.
Raro
Os chamados gatos de chita, ou malhados ou tricolores, normalmente acabam com a coloração devido à obtenção de genes de cores diferentes dos cromossomos X que recebem de seus pais. Gatinhos machos geralmente têm apenas um cromossomo X e um Y, mas às vezes podem acabar com coloração chita quando recebem cromossomos XXY.
A coloração também pode resultar de mutações aleatórias nas células da pele, mas essa é a causa mais rara da cor chita nos homens, dizem especialistas.
A um jornal local, Magish disse que suspeitava que ele era um menino logo após receber a ninhada, mas queria ter certeza. Ele recebeu o nome de Charlie, o Unicórnio.