Por que influencers chinesas estão produzindo vídeos na calçada de bairros ricos
Vídeo no Twitter mostra dezenas de pessoas sentadas em calçadas segurando luzes, microfones e celulares
Um vídeo com diversas pessoas produzindo conteúdo instaladas em calçadas na China viralizou no Twitter e continua em alta desde o último sábado (11). Nas imagens, é possível ver influenciadoras fazendo lives em sets improvisados com cadeiras, luzes, apoio para celular e até microfone.
A cena, publicada no perfil da youtuber chinesa Naomi Wu, pode causar estranhamento, mas tem ficado cada vez mais comum. Segundo Wu, trata-se de uma estratégia para burlar o algoritmo e conseguir doações em lives feitas em territórios mais ricos da cidade.
"O que está acontecendo é que elas estão jogando com o recurso de localização. As plataformas de streaming permitem que os usuários pesquisem conteúdo local – bairros mais ricos significam contribuições maiores", diz.
As influencers presumem que, estando mais próximas de usuários com mais dinheiro, o algoritmo pode se tornar mais propenso a recomendar seu conteúdo a pessoas que doem pequenos valores para suas lives — No entanto, ainda é incerto se a estratégia funciona.
Um influenciadora contou ao jornal espanhol El Mundo que ganha 24 mil yuans por mês com livres feitas na rua e patrocínios, o que dá cerca de R$ 18 mil na cotação atual.
A youtuber, que postou as cenas, afirma que o ambiente é não é perigoso graças à quantidade de pessoas que se aglomeram e transmitem coisas ao mesmo tempo.
"São tantas transmissões ao vivo que um pervertido seria pego instantaneamente".
Today's Taste of Cyberpunk:
Hard times for e-thots🥺 pic.twitter.com/iuz1Bi10uZ
— Naomi Wu 机械妖姬 (@RealSexyCyborg) February 11, 2023