Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que mudança no núcleo da Terra pode ter afetado duração dos dias

Para pesquisadores, a anomalia no núcleo da Terra torna um dia um milésimo de segundo mais curto agora do que em 1970

10 fev 2023 - 15h22
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Ao observar ondas sísmicas dos terremotos, cientistas tiveram uma ideia melhor do que está acontecendo no núcleo da Terra
Ao observar ondas sísmicas dos terremotos, cientistas tiveram uma ideia melhor do que está acontecendo no núcleo da Terra
Foto: Forbes

Um estudo publicado no final de janeiro, gerado a partir de dados de terremotos, descobriu que o núcleo da Terra parou de girar mais rápido do que o próprio planeta — e isso pode estar afetando a duração dos dias. Yi Yang e Xiaodong Song, sismólogos da Universidade de Pequim, na China, foram os responsáveis pelo levantamento.

As análises saíram na revista Nature Geoscience e o resultado pegou todos de surpresa. Já era sabido, por meio de pesquisas anteriores, que a camada mais profunda e mais quente do planeta possuía um movimento de rotação mais rápido do que o manto e a crosta.

No entanto, na pesquisa atual, ao observar ondas sísmicas causadas por terremotos, os cientistas conseguem ter uma ideia melhor do que está acontecendo no centro do planeta sem a necessidade de realizar perfurações.

Eles monitoraram as trajetórias dessas ondas e descobriram que houve "poucas mudanças na última década". Entretanto, o estudo indica que a rotação do núcleo interno da Terra foi interrompida e que, ao longo das décadas, girou primeiro em uma direção e depois em outra, possivelmente em um ciclo.

Segundo eles, a última vez que o planeta mudou de direção foi no início da década de 1970, e a próxima ocorreria em 2040. Yi Yang e Xiaodong Song também acreditam que a "freada" tenha acontecido por volta de 2009. 

Como isso pode afetar a duração dos dias

Representação do núcleo e de outras camadas da Terra (Imagem: Reprodução/shooogp)
Representação do núcleo e de outras camadas da Terra (Imagem: Reprodução/shooogp)
Foto: Canaltech

Ao analisarem os dados, a pesquisa sugere que o núcleo pode até estar no processo de voltar à subrotação — que pode gerar fenômenos geofísicos mais amplos, como aumento ou diminuição na duração do dia na Terra

Em entrevista El País, Song explicou que os dias dos últimos anos estão ficando mais curtos e pode ser que haja relação com esta mudança [na forma como o núcleo gira].

O impacto da desaceleração do núcleo da Terra poderia estar, portanto, causando uma "aceleração" na rotação do globo. Parece confuso, mas para se ter noção da situação, o site TimeAndDate, em 2020, informou que o planeta atingiu 28 dias mais curtos desde que as medições diárias precisas com relógios atômicos começaram na década de 1960.

Segundo Song, essa anomalia no núcleo da Terra torna um dia um milésimo de segundo mais curto agora do que em 1970.

Mas não só: o geólogo explica que além da duração dos dias, a desaceleração no núcleo do Planeta pode causar impactos na superfície, eventualmente impactando a vida dos humanos.

"A alteração na rotação também pode modificar o campo gravitacional como um todo e causar deformações na superfície, o que alteraria também o nível do mar e, por sua vez, a temperatura global do planeta", afirmou Song.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade