Por que o dia escurece mais tarde no verão?
O que explica essa característica é que o eixo da Terra não é totalmente perpendicular à órbita terrestre; entenda
Você já deve ter notado que, no verão, o dia escurece mais tarde. Às vezes, o relógio marca quase 19h mas o céu continua claro. E a razão para isso é que, nessa estação do ano, os dias são mais longos e as noites, mais curtas. É o oposto do que acontece no inverno, quando os dias são mais curtos e as noites, mais demoradas.
O que explica essa característica é que o eixo da Terra não é totalmente perpendicular à órbita terrestre. No verão que ocorre no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a ponta sul do eixo do planeta está voltada para o Sol, fazendo com que ele fique visível por mais tempo.
É também no verão que, ao mesmo tempo em que o Sol nasce mais cedo, ele também se põe mais tarde, o que faz com que os dias sejam mais longos.
A latitude — a distância do local em que se está até a Linha do Equador — determina se um dia é mais curto ou mais longo. Quando mais próxima uma localidade estiver desse marco, menos variações vai sofrer com as estações do ano. Por exemplo, a cidade de Fortaleza está bem próxima da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos seus dias e noites não varie tanto do verão para o inverno.
Em cidades distantes da Linha do Equador, como Porto Alegre, a latitude varia mais e o período de horas de um dia (ou seja, enquanto faz Sol) também muda mais, podendo chegar a uma média de quatro horas de diferença entre uma estação e outra.
Por conta da inclinação do eixo da Terra, vários países também escurecem em horários variados. Então, enquanto em Paris, na França, o Sol se põe por volta das 22h30 durante o verão, no nordeste brasileiro é normal anoitecer após às 18h na mesma estação.
Além da latitude, que mede distâncias norte-sul entre os polos a partir de linhas horizontais, a longitude, que mede posições leste-oeste, a partir das linhas verticais, também influencia na quantidade de horas claras de um dia.
A longitude é medida a partir da linha de Greenwitch, na Inglaterra. Nesse marco, ela vale 0º, e todas as regiões a oeste marcam números negativos, e as regiões a leste, positivos.
Os únicos dias em que a duração da luz solar é a mesma para todas as partes do globo são os dias em que acontecem os equinócios, entre 20 de março e 22 de setembro, quando a luz dura 12 horas em todo o mundo. Nesse momento, ou o Sol corta o equador passando do hemisfério norte para o hemisfério sul ou vice-versa – o que faz com que os dias e as noites tenham igual duração.