Por que posts do Instagram surgem no Facebook para alguns usuários?
Prompt da empresa confundia os usuários, e para reverter a decisão era uma burocracia imensa
Você já deve ter sido pego de surpresa com mensagens daquela tia ou tio que não fala há anos em algum comentário de foto que nem lembrava que havia compartilhado no Facebook. E aí é que está: você na verdade publicou a foto no Instagram e o compartilhamento ocorreu de forma automática.
Isso está acontecendo por conta de um recurso da Meta, dona do Facebook e do Instagram, implementado no ano passado.
O contexto para isso é o seguinte:
- Segundo reportagem do New York Times, a Meta está se preocupando em perder adolescentes e jovens adultos para rivais como TikTok e Snapchat;
- Esse público é altamente cobiçado pelos anunciantes;
- O Facebook, que Mark Zuckerberg criou em 2004 enquanto estudava em Harvard, era voltado para estudantes universitários em seus primeiros anos;
- Mas tem lutado nos últimos anos com uma base de usuários envelhecida.
Botão quase invisível
A empresa criou um aviso chamado prompt (uma janela com um botão), que aparece no Instagram quando as pessoas postavam uma foto ou story, para perguntar aos usuários se também queriam compartilhar sua postagem no Facebook.
No entanto, para "desativar" o prompt, os usuários precisavam clicar em um hiperlink pequeno. Ao mesmo tempo, um grande botão azul aparecia para concordar em compartilhar suas postagens do Instagram no Facebook.
O problema é que usuários clicaram no botão azul mais visível e imediatamente se esqueceram dele. Pouco tempo depois, o compartilhamento estava feito. E para reverter a situação, seria necessário clicar em vários menus do Instagram.
Ao New York Times, a Meta se recusou a comentar o que levou ao prompt ter esse design. Mas a empresa disse que nem todos os usuários do Instagram receberam o botão.
A big tech também disse que um bug de software no ano passado fez com que alguns usuários vissem o prompt sempre que postavam no Instagram.
"Sabemos que as pessoas gostam de postar conteúdo cruzado para compartilhar facilmente com seus amigos e seguidores em nossos aplicativos", disse em um comunicado um porta-voz da Meta.