Por que power bank fez Regina Casé ser obrigada a sair de avião?
As baterias chamadas power banks têm potencial risco de incêndio se forem nas malas despachadas no porão do avião
A atriz Regina Casé teve que ser retirada às pressas de um avião com destino a Lisboa, na terça-feira (11), para retirar uma bateria portátil de celular, mais conhecida como power bank, da sua mala despachada. O fato atentou para a proibição de peças do tipo na bagagem em viagens aéreas. Mas eles podem ser transportados nas malas de mão.
A proibição dos power banks nas malas se explica pelo risco de explosão desses eletrônicos, que possuem baterias de íon-lítio. Caso um desses aparelhos superaqueça e exploda durante o voo na área de bagagem despachada, os funcionários a bordo terão pouco tempo hábil para resolver a situação e evitar um incêndio. Se isso acontece dentro da cabine, porém, a situação consegue ser contornada.
Por isso mesmo há um limite de capacidade do power bank, de até 100 Wh de potência, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). No entanto, é possível levar mais de um, se estiverem dentro desses limites. É importante lembrar também que esse é um número estabelecido em geral, mas é possível que as companhias aéreas mantenham regras específicas.
Algumas operadoras, por exemplo, podem permitir que sejam transportadas baterias de até 160 Wh nas bagagens de mão.
Desde quando é assim?
A regra vale desde 1º de abril de 2016, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) seguiu a determinação da OACI (Organização de Aviação Civil Internacional). As três principais fabricantes de avião, Embraer, Airbus e Boeing, haviam apontado que as aeronaves não foram projetadas para parar incêndios gerados por baterias íon-lítio (UN 3480), o que motivou a nova legislação.
Entre as baterias íon-lítio estão incluídas pilhas e baterias recarregáveis encontradas em câmeras, celulares, computadores portáteis, controles remotos, bicicletas e carros elétricos. Uma única bateria danificada, de acordo com os testes realizados pelas fabricantes de aviões, é capaz de causar uma combustão.