PUBLICIDADE

Por que tem ocorrido tremores em SP nos últimos anos?

Nesta sexta-feira, abalos foram sentidos em algumas regiões de São Paulo

16 jun 2023 - 17h12
(atualizado em 21/6/2023 às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Abalo sísmico foi sentido no litoral do São Paulo
Abalo sísmico foi sentido no litoral do São Paulo
Foto: Poder360

Moradores do litoral sul de São Paulo sentiram, na manhã desta sexta-feira (16), um abalo sísmico que foi classificado como 4.0 na escala Richter (que considera a quantidade de energia foi liberada no ponto onde ocorreu o fato tectônico). Mas engana-se quem pensa que essa foi a primeira vez: o estado tem histórico com esses eventos — que são comuns.

O impacto foi sentido em cidades como Miracatu, Sorocaba, Iguape, Registro e Baixada Santista. Vídeos e relatos de moradores viralizaram nas redes sociais. Apesar do susto, o tremor não deixou vítimas ou causou danos. 

O evento não pode ser considerado um terremoto, segundo técnicos do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Mas muitos estão questionando: por que há um terremoto no Brasil se o país se encontra no centro de uma placa tectônica?

Tremores comuns 

Esses eventos, apesar de assustadores, são comuns no Brasil. Mas, diferentemente de outros países, não são catastróficos. Eles têm magnitude muito baixa, o que não permite à população senti-los na superfície.

Por exemplo, em 2020 um terremoto de 5,2 graus de magnitude na escala Richter atingiu diversas regiões de São Paulo, e foi sentido em mais quatro Estados. O fenômeno foi registrado às 21h e durou três segundos.

Em 2021, um tremor de terra foi registrado na cidade de Cajobi (SP), a cerca de 430 km de São Paulo, e assustou os moradores do município de pouco mais de 10 mil habitantes.

Já em maio de 2022, moradores de Osasco e Itatiba sentiram um tremor de terra. Na época, isso foi reflexo de um terremoto de magnitude 6.6 que atingiu a Argentina.

Por que ocorrem?

Tremores de terra são uma ocorrência comum no Brasil por conta da composição geológica diversificada. No caso do nosso país, ele está localizado no centro da placa tectônica sul-americana. O deslocamento das placas tectônicas no continente geralmente não causa abalos na região brasileira.

Apesar disso, falhas geológicas ao longo do território e a construção de megacidades costeiras contribuem para a ocorrência de tremores no país.

No Brasil, isso ocorre por conta da atividade sísmica criada pelos sistemas de falhas em toda a história geológica e geográfica do país. Dessa forma, movimentos internos, causados pelo desgaste das placas, fazem a terra tremer e gerar um abalo sísmico leve.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade