Pouca gente sabe, mas esquentar água ou leite no micro-ondas pode ser uma má ideia
Se eu ganhasse uma moeda pra cada acidente em casa que poderia ter evitado, provavelmente já teria dinheiro pra comprar um MacBook Air com 512 GB e 24 GB de RAM — além de uma cartela de ovos ou um azeite.
Infelizmente, tive que aprender do jeito difícil, e foi com os acidentes que aprendi várias coisas na vida. Tem gente que chama isso de aprendizado na prática.
O lugar onde mais aprendi foi a cozinha. Já me cortei com faca, descascador e até ralador. Aprendi a identificar quando a comida está boa ou estragada, e até já testei, sem querer, qual é o limite de calor que minha mão aguenta ao pegar uma frigideira quente... Mas tem um aparelho que ainda me dá dor de cabeça: o micro-ondas.
Por que não é uma boa ideia esquentar água ou leite no micro-ondas
A tecnologia, muitas vezes, facilita a vida e nos ajuda a ganhar tempo — mas esse tempo pode ter um preço. Nos últimos anos, surgiram diversos alertas sobre os riscos de aquecer líquidos no micro-ondas.
Apesar da praticidade, o modo como esse aparelho aquece os alimentos pode representar um perigo real para suas mãos.
Isso porque o micro-ondas é capaz de aquecer líquidos a uma temperatura acima do ponto de ebulição, sem que eles passem pelo processo natural de formação de bolhas. Com isso, um simples movimento — como tirar a xícara ou mexer o líquido — pode causar uma reação súbita e perigosa, resultando em queimaduras ou até mesmo em um curto-circuito, caso a água "exploda" dentro do aparelho.
A questão é tão séria que a ...
Matérias relacionadas
Os EUA revelaram o "segredo" das bases aéreas chinesas: a sua grande vantagem competitiva é concreta
Elon Musk diz que Marte fará parte dos Estados Unidos; é uma afronta ao Tratado do Espaço Exterior