Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Presidente do TikTok diz nos EUA que não colabora com governo chinês

Fala de Shou Chew ocorreu em depoimento no Congresso dos EUA. Banido em órgãos do governo, TikTok tem 150 milhões de usuários no país

23 mar 2023 - 17h14
Compartilhar
Exibir comentários
Shou Chew, CEO do TikTok, em depoimento ao Congresso dos EUA
Shou Chew, CEO do TikTok, em depoimento ao Congresso dos EUA
Foto: Reprodução / YouTube @energyandcommerce

O presidente do TikTok, Shou Chew, falou no Congresso dos Estados Unidos nesta quinta-feira (23). Aos legisladores, o CEO da rede social chinesa afirmou que não vende dados dos usuários e que a empresa não é um braço do governo chinês. O depoimento durou mais de seis horas.

Alguns pontos importantes sobre isso

  • Esta é a primeira vez que um representante do TikTok presta depoimento desde o início dos banimentos do aplicativo em órgãos públicos dos Estados Unidos. 
  • O país desconfia das conexões da empresa dona do TikTok, a ByteDance, com o governo chinês. E temem que dados de usuários americanos caiam nas mãos de governantes de Pequim.

Autoridades de inteligência dos EUA, como o diretor do FBI, Christopher A. Wray, também alertaram que o governo chinês poderia usar o algoritmo do TikTok para “operações de influência”.

Como foi o depoimento de Shou Chew

No depoimento desta quinta-feira, os legisladores não aliviaram para o executivo do TikTok, mantendo as acusações de manipulação e espionagem. 

"Para o povo americano assistindo hoje, ouça isto: o TikTok é uma arma do Partido Comunista Chinês para espioná-lo, manipular o que você vê e explorar para as gerações futuras", disse o deputado McMorris Rodgers.

Questionado diversas vezes pelo congressista Frank Pallone se a empresa pode se comprometer a não coletar nenhum dado de saúde ou localização, Chew respondeu que estas informações também são coletadas por diversos aplicativos. 

"Estes são dados frequentemente coletados por muitas outras empresas em nosso setor", disse o executivo. 

Keylogging

Shou Chew também falou em depoimento sobre o uso do “keylogging”, um método pelo qual um aplicativo ou programa monitora as entradas de teclado dos usuários.

"Não fazemos registros de pressionamento de tecla para monitorar o que os usuários dizem. É para identificar bots. É para fins de segurança e esta é uma prática padrão da indústria".

Após mais de seis horas de interrogatório, a audiência foi encerrada com uma breve declaração da presidente do comitê, Cathy Rodgers.

Usuários do TikTok protestaram no Congresso dos EUA nesta quarta-feira (22)
Usuários do TikTok protestaram no Congresso dos EUA nesta quarta-feira (22)
Foto: Reuters

Protestos do público

O TikTok tem 150 milhões de usuários nos Estados Unidos, e foi a plataforma mais baixada no mundo nos últimos três anos. 

Um dia antes do depoimento, um grupo de usuários do aplicativo se reuniu para protestar em frente ao Congresso contra a possível proibição do uso da plataforma no país.

Várias instituições proibiram a instalação da rede social em telefones oficiais, como os da Casa Branca, Câmara dos Representantes dos EUA — equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil —, e os Departamentos de Defesa, Segurança Interna e Estado.

O grupo, em sua maioria de professores, artistas e influenciadores digitais, afirmou que os congressistas deveriam trabalhar para tornar mais rígidas as leis de privacidade no país.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade