Primeiro foguete impresso em 3D viajará ao espaço hoje; saiba como assistir
Veículo lançador é totalmente reutilizável e já tem contratos fechados para o lançamento da segunda geração de satélites da OneWeb
Imagine lançar um foguete ao espaço, mas em vez da fabricação convencional, a nave é uma impressão 3D. Esse é o caso do Terran 1, da empresa Relativity Space, o primeiro de seu tipo, que voará nesta quarta-feira (8), com transmissão ao vivo.
Segundo a empresa, o foguete tem cerca de 85% impresso em 3D em massa, embora a Relativity Space queira aumentar isso para 95% em veículos futuros.
O Terran 1 de 33 metros de altura está programado para decolar da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, hoje, durante uma janela de três horas que abre às 15h, no horário de Brasília.
A missão teste, chamada "Boa sorte, divirta-se" ou GLHF, na sigla em inglês, é um marco histórico para a tecnologia de voo espacial em geral, uma vez que o Terran 1 de dois estágios é o primeiro foguete construído principalmente por meio de impressão 3D.
You’ve asked, “Wen Launch?” and to that, we say...👇
Catch us live at Launch Complex 16 in Cape Canaveral, FL on March 8, 2023 to watch the world’s first 3D printed rocket fly. 🚀 #GLHFhttps://t.co/NEhQlvB4Dj pic.twitter.com/4ju05i2Fhg
— Relativity Space (@relativityspace) February 22, 2023
Um dos principais objetivos do voo de teste é provar que o veículo suporta todos os critérios rigorosos do lançamento.
Um porta-voz da Relativity Space disse ao Space que “quanto ao sucesso do voo, limpar a plataforma com segurança, sair sobre o oceano e passar pelo Max-Q seria um grande ponto de inflexão para o lançamento”.
O chamado Max-Q é um ponto onde as cargas estruturais do veículo são as mais altas, tornando-se uma das fases mais desafiadoras do voo — superar isso, mostraria que foguetes impressos em 3D são estruturalmente viáveis.
Assista ao lançamento do foguete 3D:
A empresa não sabe se o foguete sairá do chão hoje. Ainda assim, se tudo der certo, espera-se que modelos 3D do futuro possam levar satélites ao espaço — ou uma nova missão, marcada para 2024, leve um Terran R para Marte.
Para saber se o lançamento do voo de teste orbital dará certo, basta entrar no canal do YouTube da empresa. A live começará por volta das 13h, horário de Brasília.