Propaganda equivocada da Reserva que viralizou é de 2015
A campanha ensinava que pessoas comparadas a baleias, galinhas, macacos e veados são, na verdade, pessoas.
Um anúncio de revista da marca de roupas Reserva viralizou nesta sexta-feira (14.abr). E não porque o pessoal achou que merecia um Cannes, mêoooo, muito pelo contrário.
A ideia da campanha é tão simples quanto equivocada: as páginas da esquerda mostram os animais baleia, galinha, macaco e veado, enquanto as da direita mostram pessoas que teriam sido comparadas com esses animais, mas que são... pessoas. Dá uma olhada:
AH NÃO pic.twitter.com/GFhLQb1qyX
— lace do jorge perlingeiro (@tietadelagreste) April 14, 2023
O menor equívoco foi chamar de baleia a orca, que na verdade é um tipo de golfinho (eu também não sabia!).
Acabou com o preconceito deixando apenas o preconceito. https://t.co/pk6n1M5pnQ
— Quizy (@esquizopoc) April 14, 2023
Como será que foram as sessões de brainstorming que levaram a isso? As reuniões na agência de publicidade? O departamento do "vai dar merda" não falou nada?
então georgia eu tenho uma ideia de campanha e queria deixar implícito que vc é uma galinha, mas só pq olhando pra vc eu acho que as pessoas iam assumir isso, nada contra!
e fabricio eu converso com vc depois
— yago (@eaiyago) April 14, 2023
Começaram a encher os comentários dos posts recentes da Reserva no Instagram com críticas. A empresa respondeu que o anúncio é de 2015 e que pediu desculpas na época:
"Aquela era uma campanha de 2015, nos desculpamos e retratamos na mesma época. Ela foi resgatada e divulgada como se fosse atual, portanto, da mesma forma, nos desculpamos a quem possamos ter ofendido. Naquela ocasião aprendemos com o erro e evoluímos tanto como cidadãos como profissionais ao longo desses quase 10 anos. Esta campanha não reflete nosso posicionamento que possui como premissa principal a empatia e o respeito com todas as pessoas. Acreditamos e continuaremos trabalhando para construir uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora através de nossos negócios e iniciativas."
Isso, no entanto, não livrou o autor da campanha de também ser comparado a um animal.
Jumento é um animal. O publicitário que criou isso é um ser humano.
— Fausto Salvadori (@FaustoSalvadori) April 14, 2023
Mas o verdadeiro autor da obra foi finalmente revelado:
Somente uma pessoa poderia ter pensado em uma campanha assim https://t.co/oRZuqEn3t7 pic.twitter.com/aU7bjzqrWn
— Trans Mafioso Hidalgo (@CamaradaHidalgo) April 14, 2023