Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Próstata aumentada: novo tratamento envolve técnica com vapor de água

Conhecida como Rezum, a nova técnica reduz o tamanho da próstata aumentada do homem em até 50%, com a aplicação de um jato de vapor de água a mais de 100 °C

2 ago 2023 - 14h36
(atualizado às 18h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A próstata aumentada é quase sempre associada ao câncer — afinal, este é o segundo tipo de tumor mais comum entre homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Só que, nem todo aumento da glândula, é necessariamente um problema oncológico. Para os casos de hiperplasias benignas, um novo tratamento começa a chegar ao Brasil: é a técnica Rezum que envolve o uso de vapores d'água.

Sem necessidade de incisões ou cortes e nem de medicamentos, o procedimento cirúrgico de vaporização prostática é feito com a aplicação de um jato de vapor d'água capaz de reduzir o tamanho da próstata aumentada, imediatamente.

"O [procedimento] Rezum é uma alternativa para os homens que não querem ou não se adaptaram aos medicamentos, e que ainda não precisam de uma intervenção cirúrgica mais agressiva", explica Luis Rios, médico e diretor do Serviço de Urologia do Hospital Público do Servidor Estadual. Inclusive, o HSPE é o primeiro hospital público no país a oferecer esse procedimento.

Próstata aumentada é "comum" em homens

Aqui, cabe destacar que a hiperplasia benigna da próstata — basicamente, o aumento da próstata de forma não-cancerosa — é uma questão bastante comum para os homens, já que a glândula cresce naturalmente com o avanço da idade. Este processo pode ser acelerado pelo sedentarismo e pela insônia frequente, por exemplo.

Foto: Madi7779/Envato / Canaltech

Para alguns pacientes, o aumento da próstata é assintomático, ou seja, não provoca nenhuma mudança prática na sua rotina. No entanto, outros indivíduos podem apresentar sintomas, já que a próstata aumentada pode comprimir e prejudicar a passagem da urina.

Nestes casos, é comum que o homem não alcance a sensação de esvaziamento da bexiga, após urinar, o que é conhecido como "jato fraco". Também pode ter gotejamento após a micção. Caso não seja tratado, o quadro pode evoluir para complicações na bexiga e nos rins.

Tratamento de próstata com vapor d'água

Para solucionar o problema de saúde, a nova técnica Rezum é considerada indolor e minimamente invasiva, já que não provoca sangramentos e nem demanda a necessidade de internação. "A grande vantagem é o tempo de cirurgia e de recuperação. Com ela, o paciente recebe alta e volta para casa poucas horas após o término, sendo que o procedimento, já na mesa cirúrgica, leva menos de dez minutos", detalha o médico Rios.

Como é feito o procedimento na próstata?

Para entender a nova técnica, tudo começa com o paciente sedado. Neste instante, uma sonda flexível com uma câmera de vídeo é introduzida pela uretra. Através dela, o médico injeta um jato de vapor de água a mais de 100 °C direto na próstata do indivíduo.

O impacto do jato quente de água com a próstata consegue reduzir o tamanho da glândula aumentada em até 50%. Após o procedimento, considerado simples, o paciente não corre risco de desenvolver efeitos adversos associados com a ejaculação, como o "orgasmo seco", também conhecido como ejaculação retrógrada.

Apesar do novo procedimento, outras técnicas podem ser recomendadas pelo urologista na hora da avaliação, como a ressecção prostática, o uso de laser ou ainda da técnica Urolíft. Entre outros fatores, a escolha depende do tamanho da hiperplasia, isto é, de quanto a próstata está aumentada.

Vale comentar que o uso da técnica Rezum será um dos temas da II Jornada Internacional de Urologia funcional e Cirurgia Urológica Reconstrutiva e Protética, organizada pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que acontecerá entre os dias 04 e 06 deste mês.

Fonte: INCA  

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade