Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

PS5 ganha novo chip AMD Oberon Plus mais compacto e eficiente

Novo componente do PS5 não deve trazer grandes alterações de desempenho, mas traz vantagens estruturais para o console

27 set 2022 - 13h46
Compartilhar
Exibir comentários

Quase sem nenhuma divulgação, o PS5 ganhou uma atualização de hardware por parte da Sony. Novas unidades do console virão com um processador AMD Oberon Plus, que se destaca por ter uma estrutura física mais compacta devido ao processo de fabricação diferenciado, o que acaba impactando também no consumo, peso do console e outros aspectos.

Foto: Divulgação/Sony / Canaltech
PS5 teve atualização sutil de hardware (Imagem: Divulgação/Sony)
PS5 teve atualização sutil de hardware (Imagem: Divulgação/Sony)
Foto: Canaltech

O componente traz uma nova arquitetura de 6 nanômetros da TSMC, enquanto o anterior era feito em um processo de 7 nm. Com isso, a densidade de transistores é aumentada em 18,8%, o que permite um maior poder de resfriamento enquanto se mantém a performance atual.

Portanto, o usuário do "novo PlayStation 5" não deverá perceber grandes alterações de performance durante a experiência dos jogos. Porém, a mudança deve ser sentida em outro aspecto do console: o seu peso.

A Sony apresentou em agosto uma nova versão do PS5, com peso 400 gramas menor que o modelo atual. Para isso, a empresa remodelou a construção interna do console, com estruturas atualizadas para dissipação do calor — é bastante provável que o chip AMD Oberon Plus tenha sido essencial para esse design.

A princípio, o produto atualizado é vendido apenas em alguns países específicos, como os Estados Unidos, Japão e Austrália. Ao longo dos próximos meses, mais unidades devem chegar a outros mercados ao redor do mundo.

AMD Oberon Plus (à esquerda) tem arquitetura de 6 nm (Imagem: Angstronomics)
AMD Oberon Plus (à esquerda) tem arquitetura de 6 nm (Imagem: Angstronomics)
Foto: Canaltech

A própria Sony também percebe algumas vantagens com as suas novas tecnologias: estima-se que o custo de produção do PS5 possa ser reduzido em até 12%. Porém, este valor pode variar bastante de acordo com a disponibilidade de peças em cada etapa da montagem.

O PS5 teve um histórico bastante conturbado desde seu lançamento, já que passou quase dois anos com estoques reduzidos ou zerados, por conta da crise global de semicondutores. Esta foi uma situação sem precedentes no mercado de produtos do tipo.

Com a relativa normalização do panorama, rumores apontam que a Sony estaria trabalhando em versões Slim e Pro do videogame, mas ainda não existem informações concretas sobre isto.

Fonte: GizchinaAngstronomics

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade