Quadro "misterioso" pode ter sido pintado por Rafael, segundo inteligência artificial
Historiadores de arte discordam da afirmação e debate que dura décadas, sobre a autoria de Brécy Tondo, parece não ter acabado
Uma equipe de pesquisa inglesa disse que, com ajuda da inteligência artificial, conseguiu determinar que uma pintura circular da Virgem Maria e do menino Jesus, conhecida como, provavelmente foi pintada pelo mestre italiano Rafael.
Muitos historiadores da arte, no entanto, insistem que o Tondo é resultado da obra de outro artista, que copiou uma dos quadros mais famosos de Rafael, a Madona Sistina. Ele pintou este último por volta de 1513 para a igreja de San Sisto em Piacenza, Itália. Mas desde o século 18, a Madona Sistina está pendurada principalmente em palácios e museus em Dresden, na Alemanha.
A nova análise, que contou com reconhecimento facial de última geração, não convenceu a todos. Em vez disso, aguçou um debate de 40 anos sobre as origens do Tondo: o colecionador de arte George Lester Winward o comprou em 1981 de uma família aristocrática com conexões com a rainha Henrietta Maria, esposa do rei Charles I da Inglaterra.
Inteligente mesmo
A equipe pesquisadores usou um sistema de inteligência artificial conhecido como rede neural profunda, que foi treinado por meses. O programa examinou milhares de aspectos dos rostos no Tondo e na Madona Sistina, incluindo suas proporções, cores, texturas e sombreamento — "tudo isso e muito mais", diz Hassan Ugail, professor de computação visual da Universidade de Bradford, na Inglaterra, que realizou a análise.
Segundo os resultados da IA, os rostos da Madona em ambas as pinturas são 97% semelhantes, enquanto os rostos da criança são 86% semelhantes.
Para os pesquisadores, essas altas correspondências mostram que ambas as pinturas foram feitas pelo mesmo artista. “Não posso ter 100% de certeza”, diz Ugail, “mas as chances são muito, muito altas”.
Rafael foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Uma delas, a "Ressurreição de Cristo", está em exposição no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).
E apesar de a equipe de pesquisa estar convencida com os resultados da IA, historiadores de arte não acreditam que a obra seja de Rafael e sugerem que a semelhança exata do Tondo com a Madona Sistina é reveladora.
“Não é uma variação interessante”, diz Cammy Brothers, que pesquisa arte e arquitetura renascentista italiana e mediterrânea na Northeastern University. “Esta é uma cópia posterior a Rafael, e não uma pintura dele ou mesmo de um de seus discípulos”, diz ela.
Os historiadores de arte Nigel Ip, baseado em Londres, e Lisa Pon, da University of Southern California, concordam.
“As atribuições do artista também precisam considerar fatores sociais e históricos”, como práticas de oficina ou anacronismos no uso de materiais, e a IA não pode fazer isso, dizem.
Por enquanto, o Brécy Tondo está trancado. Mas a próxima etapa para desvendar a origem da obra e verificar sua autenticidade será convidar inspeções de especialistas em arte.