Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais as diferenças entre as tensões 110 V e 220 V?

A única diferença prática entre as tensões está nas instalações elétricas; o consumo de energia e desempenho dos aparelhos são os mesmos

19 nov 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Às vezes só lembramos da diferença entre 110 e 220 volts quando vamos viajar para outro estado ou país
Às vezes só lembramos da diferença entre 110 e 220 volts quando vamos viajar para outro estado ou país
Foto: Freepik

Na hora de comprar um eletrônico, uma das primeiras coisas que olhamos é a tensão elétrica: seja 110 V ou 220 V, você já deve ter se perguntado o que isso significa na prática e quais são as diferenças entre elas. Já pode ter ocorrido de você ter queimado algum aparelho ao ligá-lo em uma tomada diferente.

A tensão elétrica também é chamada de voltagem porque a unidade de medida que a representa é o Volt (V). Logo, o termo é a indicação da diferença de potencial elétrico que será necessário para funcionar um aparelho. 

A única distinção real entre as duas quantidades de tensões mais conhecidas está relacionada às instalações elétricas. Isso quer dizer que escolher a opção pela menor tensão permite que os fios de transporte de energia pela residência sejam de maior diâmetro.

Já em uma instalação de 220 V, os fios podem ter um diâmetro menor, já que a corrente elétrica necessária para o aparelho funcionar vai ser menor.

Tecnicamente, o desempenho dos aparelhos é o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Por exemplo, em países europeus, a maioria das tomadas é de 220 V, enquanto no Brasil (a depender da região) e Estados Unidos predominam 110 V.

Na prática, o desempenho dos dispositivos é o mesmo em tomadas 110V ou 220V
Na prática, o desempenho dos dispositivos é o mesmo em tomadas 110V ou 220V
Foto: Telesíntese

O que considerar ao escolher a tensão de um aparelho

Na hora de escolher um produto elétrico, o que você pode levar em conta é que a instalação 110 V é considerada mais segura. Por exemplo, um choque em uma tomada de 220 V tem o dobro de perigo.

Você deve estar se perguntando se a voltagem influencia na economia de energia. Como o desempenho e o consumo de energia são idênticos em ambas as tensões, teoricamente não há economia de energia em uma voltagem menor.

O que tem resultado direto na conta de energia é a potência dos equipamentos e o tempo que eles permanecem ligados. Ainda assim, mesmo que o consumo energético seja o mesmo, aparelhos elétricos que transformam energia elétrica em calor, como aquecedores, ferros e secadores, podem apresentar um desempenho melhor em uma tensão de 220 V.

Mas nem sempre os eletrônicos serão ou de uma tensão ou de outra. Há no mercado, por exemplo, os aparelhos bivolt, ou seja, que funcionam nas duas voltagens. Na hora da compra de celulares e computadores, por exemplo, fique atento! Esses produtos normalmente possuem transformadores flexíveis, o que evita a queima acidental ou um curto-circuito em redes elétricas diferentes.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade