Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais os navegadores mais usados no mundo?

Você sabe qual é o software de navegação mais utilizado no planeta? Tem alguma ideia de qual programa é o queridinho das pessoas para acessar internet? Confira

30 ago 2022 - 18h00
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Os navegadores são uma parte fundamental para o uso da internet no mundo. Esses programas são usados como porta de entrada para a web e rodam em todos os dispositivos conectados: celulares, tablets, computadores, notebooks e demais aparelhos inteligentes.

Durante muitos anos, o Internet Explorer foi o navegador mais usado no mundo, mas isso mudou na década passada. Você arriscaria um palpite de qual é o browser mais popular do planeta?

A lista abaixo foi feita com base em levantamento da StatCounter, uma das principais empresas de dados do setor tecnológico. A pesquisa considera informações do mercado referentes a julho de 2022. Como o mercado se mantém estável há alguns anos, é pouco provável que os indicadores tenham variado de lá para cá.

Quais os navegadores mais usados no mundo?

6. Opera (2,12% do mercado)

Foto: Canaltech/Felipe Freitas / Canaltech

O Opera sempre foi considerado um dos navegadores mais relevantes do planeta, embora nunca tenha alcançado uma fatia ampla do mercado. Nos últimos anos, a empresa investiu pesado em seu software para deixá-lo alinhado à expectativa dos gamers, com recursos voltados para os jogadores mais hardcores.

Recentemente, o app passou a permitir endereços da web apenas com emojis e lançou um navegador dedicado a criptomoedas, NFTs e Web3. A Opera, então, se consolidou na sexta posição do ranking, com uma base de fãs cativos, mas sem cair no gosto popular.

5. Samsung Internet (2,95% do mercado)

Desde que o Android foi lançado, a Samsung foi uma das primeiras fabricantes a abraçar o software livre. De uns anos para cá, a empresa passou a fazer modificações mais consideráveis no sistema, tanto que renomeou sua versão de One UI. Foi neste contexto que o Samsung Internet surgiu, cresceu e se consolidou como o navegador oficial dos celulares da gigante sul-coreana.

Muita gente utiliza o programa devido ao fato de vir instalado nos aparelhos. Mas a fabricante decidiu investir bastante tempo e recursos para melhorar seu navegador nos últimos anos. A versão 19, por exemplo, ganhou uma atualização beta com grande reforço em segurança na semana passada.

4. Firefox (3,29% do mercado)

A quarta colocação tem um navegador que já foi protagonista: o Firefox. Quando foi criado pela Mozilla, o Firefox chegou para bater de frente com o Internet Explorer e o Chrome, chegando a ser o top 2 durante muitos anos.

A falta de grandes inovações e o crescimento do projeto Chromium, cujo motor é usado em vários outros concorrentes, fez com que o Firefox tivesse a base de usuários bastante reduzida. Hoje, o programa é muito usado no Linux, por ser software aberto, e por uma fatia dos amantes da tecnologia, mas está bem distante dos números expressivos do passado.

3. Edge (4,11% do mercado)

O Microsoft Edge é o navegador da lista com crescimento mais expressivo dos últimos anos. Substituto natural do Internet Explorer, o programa começou com um motor próprio, lento e ruim, o que adiou sua utilização pelas pessoas. Quando adotou o Chromium como base, as pessoas o adotaram como software de internet.

O Edge como vantagem a integração com o Windows, sistema no qual já vem instalado de fábrica, além de investir continuamente em melhorias que nem o Chrome possui. Desta forma, o navegador tem se destacado e já ocupa o pódio na terceira colocação no mercado.

2. Safari (18,86% do mercado)

A ascensão da Apple no mercado de celulares fez com que os softwares também crescem no uso cotidiano. O Safari é um típico exemplo dessa expansão, já que o navegador exclusivo da Maçã roda no iPhone, iPad e iMacs. O programa fica atrás dos rivais no quesito inovação, mas tira vantagem da integração com os sistemas operacionais da fabricante para cair no gosto popular.

Com uma navegação eficiente e rápida, as pessoas preferem usar o Safari do que perder tempo indo atrás de outro software. Além disso, a cada atualização do iOS e demais sistemas, a Apple também promove melhorias para o navegador, o que o mantém sempre em dia.

1. Chrome (65,12% do mercado)

O Chrome é o navegador mais usado do mundo com bastante folga. Ainda que a vantagem tenha diminuído nos últimos anos, deve levar algum tempo para o programa do Google deixar de ser o top 1 do planeja, posição alcançada desde a superação do Internet Explorer.

O programa tem como defeito o elevado consumo de memória RAM, mas oferece uma série de vantagens que praticamente nenhum outro concorrente tem. A interação com serviços do Google, uma excelente loja de complementos, suporte às tecnologias mais recentes da web e recursos inéditos são marcas constantes do Chrome que o fazem ser o favorito de mais da metade dos usuários mundiais.

Você já sabia quais eram os navegadores mais usados do mundo? Teve algum que o surpreendeu, um inesperado? A menos que a Apple e Microsoft consigam revolucionar seus navegadores nos próximos meses, é provável que o mercado mantenha esta tendência de uso pelos próximos anos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade