Quais países têm armas nucleares e quantas cada um tem, resumido em um gráfico eloquente
Estados Unidos e Rússia dominam o arsenal nuclear mundial. A China avança rapidamente, mas a diferença ainda é abismal.
O Relógio do Juízo Final nunca esteve tão próximo do fim em seus 78 anos de história. Também conhecido como "Relógio do Fim do Mundo" ou "Relógio do Apocalipse", trata-se de um relógio simbólico que indica o risco de uma guerra nuclear. Quanto mais perto da meia-noite ele estiver, pior é a situação — um reflexo direto da instabilidade global, das tensões geopolíticas e, claro, do número de países com arsenal nuclear.
E neste gráfico é possível ver, de forma bastante clara, quais são esses países que controlam o maior número de ogivas nucleares e, principalmente, quais deles possuem armamento nuclear desplegado, ou seja, pronto para ser utilizado.
A imagem
Há alguns dias, publicamos um gráfico que mostrava a evolução dos arsenais nucleares ao longo do tempo. Os números eram impressionantes: no auge da Guerra Fria, o mundo chegou a ter mais de 70 mil ogivas nucleares.
Com o tempo, por meio de diferentes políticas de desarmamento, as principais potências — Estados Unidos e Rússia — reduziram parte de seus arsenais, mas não completamente.
No gráfico acima, produzido pelo Visual Capitalist, podemos ver com clareza quais países lideram em número de ogivas nucleares (sem grandes surpresas nesse ponto) e qual nação está acelerando seu avanço. Além disso, um dado especialmente interessante é como essas ogivas estão distribuídas — nem todas estão prontas para uso imediato, e essa diferenciação faz toda a diferença.
Distribuição das ogivas nucleares
Quando falamos de arsenal ...
Matérias relacionadas
Os riscos de reciclar embarcações: este é o estaleiro de Chittagong onde grandes navios vão morrer