Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual é a diferença entre smartwatch e smartband?

Apesar de parecidos visualmente, aparelhos apresentam funções diferentes; relógio inteligente é maior e tem mais funções que a pulseira

26 out 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Smartwatches tendem a ser mais robustos e smartbands lembram mais uma pulseira
Smartwatches tendem a ser mais robustos e smartbands lembram mais uma pulseira
Foto: Reprodução

Quem é interessado em gadgets, provavelmente já ouviu falar em smartwatch ou em smartband, aparelhos semelhantes a um relógio e que possuem um design bem parecido. Apesar da semelhança, esses produtos, que são classificados como “vestíveis”, têm diferenças significativas em suas funções

Com um smartwatch, é possível acompanhar notificações do celular e atender telefonemas. Já um smartband oferece funcionalidades mais estritamente ligadas à prática esportiva, como acompanhamento cardíaco, desempenho e contagem de passos, além de relógio, cronômetro e despertador. Você pode até receber notificações, como chamadas e mensagens, mas não respondê-las como no smartwatch.

No quesito bateria, também existem diferenças relevantes. Em razão dos diversos recursos disponíveis, o smartwatch tem uma bateria de duração muito menor em relação ao smartband – mas isso também vai depender de cada modelo e forma de uso de cada indivíduo. Modelos mais avançados do smartband podem oferecer uma bateria de até 30 dias. 

Um smartwatch também é bem mais "independente" que um smartband. E isso porque o relógio inteligente não precisa estar o tempo inteiro conectado a um smartphone. A pulseira, porém, depende diretamente da conexão com o celular para realizar suas tarefas. No entanto, ambos ainda dependem do Bluetooth para melhores monitoramentos.

Smartwatches são opção para quem quer além do monitoramento físico
Smartwatches são opção para quem quer além do monitoramento físico
Foto: fancycrave1 / Pixabay

Ainda que sejam bem parecidos visualmente, os smartwatches tendem a ser bem mais pesados que os smartbands, porque possuem mais peças internas. Por isso é que parecem mais com relógios tradicionais até no tamanho, enquanto as smartbands lembram pulseiras com um visual mais limpo.

Além disso, com uma pesquisa rápida você percebe que os smartwatches são bem mais caros que os smartbands. O Apple Watch SE GPS, relógio da Apple, está custando R$ 2.849 em sites de vendas no dia em que este texto foi produzido. Já o Mi Band 5, da Xiaomi, está por R$ 404,10. Uma diferença bem considerável.

Para usos mais independentes, o smartwatch talvez seja uma opção melhor. Isso se você tiver um smartphone da mesma marca, é claro, pois muitos são incompatíveis. Mas se o preço é o fator dominante, além das atividades físicas, a preferência fica com o smartband.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade