Qual é o animal mais inteligente do mundo?
Existem diferentes espécies que são consideradas pela ciência altamente inteligentes, conheça elas aqui.
O chimpanzé é considerado o animal mais inteligente do mundo, sendo uma espécie que compartilha entre 98,8% e 99,6% do material genético do ser humano.
Diante da diversidade de espécies de animal que existem ao redor do planeta e da capacidade de adaptação de cada uma em diferentes ambientes, muitas pesquisas e estudos científicos tentam responder qual seria o animal mais inteligente do mundo e quais as espécies que possuem alta capacidade de cognição e inovação.
A cognição animal ajuda a mostrar o arsenal de habilidades de diferentes espécies para sobreviverem em seus habitats. Diante de situações como caça de alimentos, interações com indivíduos da mesma espécie e de espécies diferentes ou ao fugir de predadores, diferentes habilidades são envolvidas.
Muitas espécies demonstram ter alto grau de cognição e de inovação, com capacidades de comunicação, resolução de problemas e boa memória, por exemplo. Isso coloca esses animais em graus diferentes de cognição na comparação com outras espécies.
Qual é o animal mais inteligente do mundo?
O chimpanzé é considerado o animal mais inteligente do mundo, sendo uma espécie que compartilha entre 98,8% e 99,6% do material genético do ser humano.
Além da similaridade genética, esses primatas possuem um cérebro com alta capacidade cognitiva, com aproximadamente 6 bilhões de neurônios (o número, nos humanos, é de 16 bilhões).
Isso faz com que os chimpanzés sejam capazes, por exemplo, de manter vínculos com os pais ao longo da vida, de memorizar rostos por décadas, de se comunicarem através de linguagem corporal, sinais e expressões faciais, ou mesmo de usar táticas para evitar confrontos entre outros grupos de primatas.
Quais animais são famosos pela inteligência?
Golfinhos
Os golfinhos também são apontados como animais com grande cognição. O cérebro evoluído e grande desses mamíferos aquáticos faz com que sejam capazes de se comunicar com outros indivíduos da espécie, tanto por meio de um sistema verbal quanto pela emissão de ondas sonoras ultrassônicas que provocam vibrações na água.
Além disso, os golfinhos conseguem realizar atividades recreativas, como brincadeiras, e também de criar amizades a partir de interesses em comum. Outra característica da espécie é a atuação colaborativa dos golfinhos.
Corvos
Os corvos também são destaque quando o assunto é cognição animal, com demonstrações de inteligência que podem superar inclusive crianças e primatas. Graças a um cérebro grande em relação ao corpo, essas aves possuem grande capacidade vocal e conhecimentos de vocabulário.
Além disso, a inteligência dos corvos surpreende também pela construção de ferramentas para obtenção de alimento. Existem registros, por exemplo, de corvos que fabricam ganchos com galhos macios para conseguir comida na natureza.
Cães border collie
A raça de cães border collie é famosa por sua inteligência no universo canino, já que esses animais possuem alta capacidade de aprendizagem. Não à toa, a raça é usada em atividades como pastoreio e organização de rebanhos, já que atendem a comandos com facilidade.
Além disso, esses cães são capazes de entender as expressões e o tom da voz dos seres humanos. Outra forte característica é a alta motivação do border collie por recompensa, o que pode estimular o adestramento e a obediência da raça.
Polvos
O polvo é um dos animais mais lembrados quando se fala em cognição e sua estrutura biológica é complexa. A inteligência deve-se, em parte, aos nove cérebros do animal, sendo um central e outros oito distribuídos em cada um dos tentáculos. Ao todo, o polvo possui 500 milhões de neurônios.
- Leia também: 10 curiosidades incríveis sobre polvos
Com tanta capacidade neural, os polvos conseguem diversos feitos na natureza, como criar barreiras físicas em tocas para se proteger de predadores. Outra característica é a rapidez na mudança de cor para se camuflar na natureza.
Elefantes
Os elefantes também são sempre lembrados no quesito animais inteligentes. Uma das causas para as atividades complexas realizadas por esses grandes mamíferos é o grande cérebro que possuem, com impressionantes 257 bilhões de neurônios, número que equivale ao triplo da quantidade de neurônios presente no cérebro humano, sendo boa parte envolvida na atividade corporal e motora.
Os elefantes demonstram cognição na natureza em ações com organização em grupo, empatia e cooperação, além do uso de ferramentas para solução de problemas. Além disso, os elefantes possuem dinâmicas sociais e rituais complexos, inclusive para o enterro de filhotes, por exemplo.
Como a inteligência animal é medida?
A inteligência animal é medida de maneira diferente da inteligência humana, já que aspectos relacionados ao habitat onde as espécies vivem são importantes para a cognição. Por isso, os cientistas consideram as habilidades cognitivas dos animais para suas ações no meio ambiente para avaliar o nível de inteligência das espécies.
Afinal, ações como buscar alimento, se proteger de predadores, lembrar de ambientes e rotas, se organizar em grupo ou mesmo se reproduzir demandam habilidades relacionadas à tomada de decisão, resolução de problemas ou comunicação.
Quanto mais criatividade, inovação e complexidade envolvida em um comportamento animal, maior tende a ser avaliada a sua cognição.
Para continuar sabendo mais curiosidades do universo científico e ficar por dentro de notícias e novidades da área, navegue pelo site Terra Byte!