Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual o menor roedor do mundo?

O menor roedor do mundo mede cerca de 4 centímetros e é muito difícil de ser encontrado. Descubra qual é!

18 out 2024 - 09h01
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Os roedores são a maior ordem de mamíferos do reino animal, com mais de 2000 espécies no mundo. O menor roedor do mundo é o Jerboa pigmeu do baluchistão.
Imagem mostra um roedor. (Imagem: bilanol/envato)
Imagem mostra um roedor. (Imagem: bilanol/envato)
Foto: Canaltech

Quando falamos sobre roedores, a primeira coisa que vem à cabeça são os ratos. Mas, sabia que existem mais de 2000 espécies de roedores pelo mundo e que eles são a maior ordem de mamíferos com placenta no planeta?

No meio dessas milhares de espécies existem roedores de todos os tamanhos e tipos, incluindo grandes roedores, como as capivaras e os castores. Mas, você sabe qual o menor roedor do mundo?

Nesse artigo, vamos te explicar mais sobre o que são roedores, como identificá-los e te mostrar qual o menor roedor do mundo. Continue lendo para saber mais!

O que são roedores?

Roedores são a maior ordem de mamíferos com placenta do reino animal. Com mais de 2000 espécies pelo mundo, os roedores correspondem a 40% de todos os mamíferos do mundo.

A principal característica que permite identificar os roedores são o par de dentes da frente maiores e bem desenvolvidos — um par na parte superior e outro na parte inferior da boca — que crescem durante a vida do animal e são desgastados de acordo com o uso.

Entre os exemplos de roedores que existem estão a capivara, uma espécie nativa da América do Sul que é considerada o maior roedor do mundo, o castor, o porquinho-da-índia, a marmota e o camundongo.

Qual o menor roedor do mundo?

Você já sabe que a capivara é o maior roedor do mundo. Mas, sabe qual o menor roedor do mundo?

É o Jerboa pigmeu do baluchistão, um roedor que faz parte de um grupo de roedores que podem ser encontrados em países como Mongólia e Paquistão. 

Um animal noturno, o Jerboa-pigmeu-do-baluchistão adulto pesa menos de 4 gramas e têm aproximadamente 4,4 cm de comprimento corporal. Por outro lado, sua cauda pode chegar a até 8 cm de comprimento, ou seja, a cauda do animal tem o dobro de seu tamanho.

Esse animal é muito solitário, além de ter uma excelente visão e audição para conseguir escapar de predadores. 

Devido ao seu tamanho, o Jerboa pigmeu do baluchistão é muito rápido e se movimenta pulando como os cangurus costumam fazer.

Uma curiosidade interessante sobre o Jerboa pigmeu do baluchistão é que eles não bebem água: por serem nativos de uma área de deserto, eles são adaptados para não precisarem de água e acabam absorvendo toda água necessária dos alimentos consumidos por eles.

Não há um consenso sobre qual é o menor roedor do Brasil, mas existem alguns roedores, como o camundongo e o caxinguelê — um animal que se assemelha a um esquilo e também é conhecido como serelepe — que são considerados pequenos roedores brasileiros.

Quer saber mais curiosidades do mundo? Acesse o Terra Byte para continuar aprendendo!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade