Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Qual planeta tem mais luas: Saturno ou Júpiter?

Descubra qual planeta do Sistema Solar conta com o maior número de satélites naturais ao seu redor

31 ago 2023 - 05h00
Titã é a maior lua de Saturno, que ostenta o título de planeta com mais luas no Sistema Solar
Foto: NASA Unsplash / Flipar

Em nossa busca incansável por compreender os mistérios do universo, voltamos nosso olhar para as complexidades de nosso próprio Sistema Solar.

Entre as inúmeras maravilhas que ele apresenta, a variedade e a quantidade de luas que orbitam os planetas têm fascinado e intrigado cientistas e entusiastas da astronomia ao longo dos séculos.

Alguns planetas são tão grandes que, diferente da Terra, podem ter dezenas de satélites. Nesse reino cósmico, dois gigantes, Júpiter e Saturno, emergem como campeões incontestáveis no quesito número de luas. E, enquanto estes esbanjam satélites, outros planetas, como Vênus, não têm nenhuma.

Qual planeta que mais tem luas?

A corrida pelo título de planeta com o maior número de luas é uma batalha cósmica travada entre os gigantes Saturno e Júpiter. Esses dois planetas gasosos protagonizam uma competição astronômica, com o prmeiro ostentando um impressionante grupo de mais de 140 luas catalogadas, enquanto Júpiter, não menos impressionante, sustenta uma corte celestial de mais de 90.

Essa rivalidade cósmica só serve para lembrar-nos da vastidão e complexidade do universo, que continua a deslumbrar e intrigar a cada nova descoberta.

Saturno

Em maio deste ano, Saturno, conhecido por seus majestosos anéis, desbancou Júpiter e se tornou o planeta com mais luas. A União Astronômica Internacional reconheceu 62 satélites recém-descobertos e deu ao gigante gasoso o título de planeta com mais luas no Sistema Solar.

Segundo a Nasa, 146 luas já foram catalogadas em sua órbita. Esse número pode aumentar à medida que nossos meios de observação e exploração melhorarem.

No caleidoscópio das luas de Saturno, dois corpos celestes se destacam: Titã e Encélado.

Titã, a maior lua de Saturno e a segunda maior de todo o Sistema Solar, é uma esfera de mistério e potencial. Sua atmosfera densa, única entre os satélites, capturou a atenção dos cientistas.

Sabe-se que a atmosfera de Titã é rica em nitrogênio, mas também contém traços de hidrocarbonetos, preenchendo os astrônomos de curiosidade sobre o que esses elementos poderiam revelar sobre as origens do nosso próprio planeta.

Além disso, a superfície de Titã é adornada com lagos e mares de hidrocarbonetos líquidos, um cenário verdadeiramente alienígena que desencadeia especulações sobre a possibilidade de vida exótica.

Encélado, por sua vez, se destaca por suas características únicas e intrigantes. Seus gêiseres de gelo e vapor d'água, que emergem de fissuras na região polar sul, sugerem a presença de um vasto oceano subterrâneo.

Esse oceano, possivelmente em contato com uma fonte de calor devido às interações gravitacionais de Saturno, poderia oferecer as condições necessárias para a existência de formas de vida microscópicas.

A lua Ganímedes, de Júpiter, possui um oceano abaixo de sua superfície de gelo. Esse mar teria mais água do que toda a superfície da Terra
Foto: reprodução galeriadometeorito.com / Flipar

Júpiter

Júpiter, o gigante gasoso que reina supremo entre os planetas do Sistema Solar, não se contenta em ser apenas um espetáculo para os observadores terrestres. Com cerca de 95 luas confirmadas e mais a serem descobertas, é um verdadeiro repositório de corpos celestes.

Algumas luas do planeta se destacam de forma impressionante: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

Io, frequentemente apelidada de "mundo vulcânico", apresenta um espetáculo espetacular de atividade vulcânica. As forças de maré extremas causadas pela gravidade de Júpiter e suas outras luas aquecem o interior de Io, resultando em erupções vulcânicas espetaculares e frequentes.

A lua é um laboratório natural para estudar processos geológicos e a dinâmica das forças de maré.

Europa, por sua vez, é um alvo de extrema fascinação na busca por vida extraterrestre. Sob sua superfície congelada, especula-se que exista um oceano global de água líquida, alimentado pelo calor gerado pelas forças de maré de Júpiter.

Acredita-se que essa lua possa fornecer condições propícias para a vida, levando a planos para futuras missões de exploração para investigar essas possibilidades.

Ganimedes é a maior lua de Júpiter e do Sistema Solar, e é também um mundo único. Sua combinação de características geológicas antigas e terrenos mais jovens tornam-na um campo de estudo para entender a história geológica de luas e planetas.

Calisto, por outro lado, é marcada por uma superfície coberta de crateras antigas, testemunhas silenciosas de incontáveis impactos cósmicos ao longo de sua história. Essas características profundas e antigas fornecem insights sobre a história das colisões que moldaram o Sistema Solar.

Vênus não possui nenhuma lua por conta de sua proximidade com o Sol
Foto: Domínio público / Flipar

Por que Vênus não tem Lua?

Enquanto Saturno e Júpiter apresentam verdadeiros espetáculos lunares, Vênus e Mercúrio permanecem como os planetas solitários, carentes de Luas.

Essa característica peculiar é resultado direto da força gravitacional do Sol, que exerce uma influência esmagadora em planetas que estão mais próximos.

Qualquer lua que tentasse orbitar esses planetas seria rapidamente subjugada pelas forças gravitacionais do Sol, levando a uma órbita instável que resultaria em colisões ou ejeções do sistema.

Qual planeta tem menos luas?

O que é e como ver a superlua azul? O que é e como ver a superlua azul?

Enquanto nossos vizinhos celestes ostentam luas, Marte e a Terra se destacam como que compartilham um número mais modesto de satélites naturais, além de Mercúrio e Vênus que não possuem nenhuma.

Marte, o Planeta Vermelho, exibe um par de luas irregulares chamadas Fobos e Deimos, enquanto a Terra conta com a nossa leal companheira, a Lua. Essas modestas contagens, entretanto, ficam ofuscadas diante das grandiosas exibições de Saturno e Júpiter.

Aqui está uma recapitulação da contagem de luas para cada planeta:

• Saturno: 146 luas
  • Júpiter: 95 luas