Qual raça de cachorro vive mais? Descubra agora!
Quer saber qual raça de cachorro vive mais? Um estudo com mais de 580 mil cães revelou quais raças são as mais longevas. Veja agora!
Cães menores com nariz comprido, como dachshunds em miniatura (o famoso salsicha) e shiba inus (similar ao Akita), vivem mais, segundo estudo.
Um amplo estudo realizado no Reino Unido, com mais de 580 mil cães, avaliou o tempo de longevidade de cada raça. A pesquisa revela as características físicas das raças que vivem menos ou mais anos. Segundo o estudo, um cão vive cerca de 12,5 anos, podendo variar para mais ou menos dependendo da raça.
Para realizar uma análise abrangente da longevidade dos cães, Kirsten McMillan da Dogs Trust, uma instituição de caridade no Reino Unido, recolheu dados de várias fontes, incluindo veterinários, companhias de seguros para animais de estimação e instituições de caridade para o bem-estar animal.
Os dados incluíram 584.734 cães de 155 raças distintas, dos quais 284.734 já eram falecidos.
“Apesar de o Reino Unido ser uma nação de amantes de cães, não temos um grande controle sobre a nossa população canina em geral e, mais especificamente, sobre a sua expectativa de vida”, diz Kirsten McMillan e entrevista ao New Scientist.
Quais raças de cães vivem mais?
Cães menores com nariz comprido, como dachshunds em miniatura (o famoso salsicha) e shiba inus (similar ao Akita), vivem mais, segundo o estudo. Por outro lado, raças de tamanho médio, como buldogues ingleses e shih tzus, têm vida mais curta.
Quando classificados em categorias com base no tamanho e formato do rosto, a equipe descobriu que cães pequenos e de nariz comprido, de ambos os sexos, tinham a maior expectativa de vida, sobrevivendo em média 13,3 anos.
Com uma expectativa de vida de apenas 9,1 e 9,6 anos de idade, cães machos e fêmeas de tamanho médio e face plana tiveram os piores resultados, respectivamente.
O estudo mostrou que, em geral, os cães tiveram uma vida média de 12,5 anos. As cadelas tinham uma expectativa de vida um pouco maior, de 12,7 anos, em comparação com 12,4 anos de longevidade para os machos.
Quais fatores influenciam a longevidade dos cães?
A longevidade dos cães depende de diversos aspectos, como o porte, a raça e a condição de saúde do animal. Esses elementos podem esclarecer as principais dúvidas dos tutores de cães quanto a longevidade deles.
Como aumentar a expectativa de vida do meu cão?
A expectativa de vida de um cão não é uma sentença, uma vez que com cuidados específicos é possível prolongar o tempo deles aqui, de forma saudável e muito responsável.
Veja algumas dicas de como fazer isso:
- Estabeleça uma rotina que inclua brincadeiras e passeios;
- Sempre utilize coleira durante os passeios;
- Mantenha o ambiente da casa limpo;
- Evite fumar próximo ao seu cão;
- Forneça uma alimentação equilibrada e nutritiva;
- Cuide da higiene bucal do seu pet;
- Faça visitas regulares ao veterinário.
Assim, você garantirá uma qualidade de vida melhor ao seu cão e o ajudará a viver mais.
Para ficar por dentro de mais curiosidades do mundo dos animais, continue lendo o Terra Byte!