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Qualcomm revela computador de direção autônoma de olho em lançamento até 2023

6 jan 2020 - 18h29
(atualizado às 20h05)
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A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira um sistema de computação para veículos sem motorista projetado para lidar com uma série de funções como controles de faixa de direção e até modo totalmente autônomo. A companhia espera que a tecnologia chegue ao mercado até 2023.

Qualcomm apresenta carro equipado com Snapdragon Ride em feira do setor em Las Vegas, EUA 
05/01/2020
REUTERS/Jane Lanhee Lee
Qualcomm apresenta carro equipado com Snapdragon Ride em feira do setor em Las Vegas, EUA 05/01/2020 REUTERS/Jane Lanhee Lee
Foto: Reuters

O produto, chamado de Snapdragon Ride, é o primeiro ingresso da Qualcomm em um sistema completo de direção autônoma de veículo.

A companhia tem sido uma grande fornecedora do mercado automotivo por mais de uma década, principalmente dos chips modem que conectam os veículos à internet e processadores para sistemas de entretenimento.

A Qualcomm passou anos desenvolvendo tecnologias de direção autônoma em quase total silêncio, enquanto rivais como Intel e Nvidia investiram bilhões de dólares em aquisições no setor.

Os sistemas da Qualcomm cabem em uma mão e não precisam de ventiladores ou sistemas de refrigeração líquida contra superaquecimento. O consumo reduzido de energia é importante em veículos elétricos, em que os computadores de direção têm que disputar com os motores o consumo de eletricidade da bateria.

"Muitos destes carros têm um computador na traseira. Parece o computador de videogame de seu filho", disse Patrick Little, vice-presidente sênior da divisão automotiva da Qualcomm. "Agora imagine você colocar isso no carro elétrico. Seu nível de ansiedade sobre a quilometragem dobra."

A Qualcomm dividiu o sistema em partes de hardware e software que podem ser ajustadas de acordo com as necessidades das montadoras de veículos. Uma versão menor do sistema pode ser usada para tarefas simples como controle de faixa de direção e versões mais completas, interligadas, podem atingir a capacidade de direção autônoma completa. Little disse que a Qualcomm fez testes com veículos na cidade norte-americana de San Diego para desenvolver seus próprios algoritmos de direção sem motorista se as montadoras quiserem usá-los.

Qualcomm e General Motors também anunciaram nesta segunda-feira que a montadora norte-americana ampliou a parceria com a fabricante de chips para "plataformas de computação de alta performance".

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