Quando Hitler chegou a Paris, os parisienses tiveram uma ideia: cortar os cabos do elevador da Torre Eiffel
Hitler passeou triunfante pela Paris ocupada de junho de 1940 Visitou vários monumentos, mas não conseguiu subir a Torre Eiffel devido à sabotagem nos elevadores
Junho de 1940 foi um mês marcante no coração da França. Também no coração de Adolf Hitler, que finalmente pôde realizar seu sonho de visitar Paris. Nos primeiros dias da Segunda Guerra Mundial, após oito meses da tensa calmaria conhecida como "guerra de mentirinha", os nazistas atacaram a França. Em 2 de junho, bombardearam Paris; em 10 de junho, o governo francês fugiu da cidade e, em 12 de junho, vendo que resistir seria inútil e que a cidade estaria em ruínas, foi declarado que Paris seria uma cidade "aberta".
Em 14 de junho, entrou a primeira guarda alemã, tomando a cidade e preparando tudo para a chegada triunfal de Hitler, que havia conquistado rapidamente a mítica cidade europeia. O que ele não conseguiu conquistar foi o céu de Paris: os governantes, com Charles de Gaulle à frente, haviam abandonado a cidade à sua sorte, mas os parisienses estavam decididos que Hitler não subiria ao topo da Torre Eiffel.
Para o Insta
A expansão nazista por Paris foi rápida. Eles ocuparam postos policiais e governamentais rapidamente, penduraram uma suástica no Arco do Triunfo e organizaram um desfile pelos Campos Elísios poucas horas depois de entrar na cidade, tudo isso para que a imprensa imortalizasse o momento com fins propagandísticos. Na França, foi instaurado um governo colaboracionista, com Philippe Pétain (herói da Primeira Guerra Mundial e traidor da pátria na Segunda Guerra Mundial) como principal fantoche.
Esse novo governo instou o exército a parar de lutar, o que ...
Matérias relacionadas
Esqueça a cerveja e o vinho: a nova tendência da Geração Z já era um hábito de Steve Jobs há anos
Em seus esforços para cortar e demitir trabalhadores nos EUA, Elon Musk deu um passo além: Itália