Quando um rato fica inconsciente, outro rato sabe exatamente o que fazer: ir resgatá-lo
Pesquisadores da USC observaram que os ratos ajudam outros em estado de inconsciência
Até que surjam os robôs médicos, os humanos continuarão desempenhando uma tarefa milenar: cuidar de pessoas. Isso inclui uma ampla variedade de situações, sendo uma delas a dos primeiros socorros. Temos aperfeiçoado nossas técnicas e ferramentas para oferecer um melhor atendimento imediato a quem precisa, mas há algo importante que não podemos ignorar: não somos os únicos a fazer isso no reino animal.
Um grupo de pesquisadores decidiu testar até que ponto os ratos aplicam técnicas semelhantes às humanas para reanimar um companheiro caído. E os resultados são surpreendentes.
Ao longo dos anos, já vimos como alguns animais ajudam seus companheiros em determinadas situações. Por exemplo, cães lambem os ferimentos de humanos e de outros cães — algo que pode ter efeito antibacteriano. Há primatas que compartilham comida com indivíduos doentes e elefantes e golfinhos ajudam seus companheiros feridos a andar ou a respirar na superfície, respectivamente.
No entanto, todos esses casos são anedóticos e não foram estudados em profundidade. Além disso, ainda não se determinou claramente até que ponto essas reações são esporádicas ou se respondem a um mecanismo que os animais colocam em prática sempre que um companheiro precisa. E foi exatamente isso que os pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) quiseram investigar.
Colocando à prova
Os objetos do estudo foram ratos de laboratório em condições controladas. Os pesquisadores queriam observar até que ponto esses ...
Matérias relacionadas
Magnólias: a flor ancestral que atravessou eras e floresce do Brasil à Ásia
Alemanha nazista: crianças alemãs ainda sofrem as consequências do trabalho de Johanna Haarer
Poucos sabem que você pode visitar essas 5 cidades submersas brasileiras
O enorme tamanho da Starship, em imagens que dão uma ideia da sua escala