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Quanto custam as baterias dos carros híbridos vendidos no Brasil?

As baterias dos carros híbridos têm garantias longas e muita proteção, mas e se você precisar trocar, quanto vai gastar? Veja o custo do serviço em 5 modelos

1 jul 2024 - 16h30
(atualizado às 20h27)
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Os carros híbridos, leves ou plug-ins (PHEVs), assim como os elétricos puros (BEVs), vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo do Brasil. Apesar disso, uma preocupação que é comum a eles, independentemente da marca ou modelo, diz respeito à manutenção da bateria.

Foto: Divulgação/ Toyota Europe / Canaltech

Considerada o "coração" dos carros eletrificados, a bateria, muitas vezes, tem um custo bastante elevado, principalmente se não for possível efetuar a manutenção e o proprietário precisar realizar a troca completa do conjunto.

Você sabe, porém, quanto custa a bateria dos carros híbridos vendidos no Brasil? Não? Então fique atento, pois o Canaltech preparou uma lista com os preços médios cobrados para efetuar a substituição dos componentes de 5 modelos que estão disponíveis por aqui.

5. Toyota Corolla

O Toyota Corolla Hybrid, sedan médio mais vendido do Brasil, abre a nossa lista. Afinal, quem é dono de um carro que hoje já custa mais de R$ 200 mil, certamente está interessado em saber quanto terá que gastar se precisar comprar as baterias do sistema híbrido, não é?

Trocar as baterias do Corolla Hybrid pode custar quase R$ 20 mil (Imagem: Divulgação/Toyota)
Trocar as baterias do Corolla Hybrid pode custar quase R$ 20 mil (Imagem: Divulgação/Toyota)
Foto: Canaltech

A troca das baterias de um Corolla Hybrid que são de níquel-cádmio, e oferecem 1,3 kWh de potência, custa, em média, R$ 17 mil, mas, muitas vezes, dá para efetuar o reparo das células. Nesses casos, o valor cai praticamente pela metade, e gira entre R$ 8 mil e R$ 10 mil.

4. Jeep Compass 4xe

O Jeep Compass 4xe, versão híbrida do SUV, custa quase R$ 350 mil. O modelo é dotado de uma bateria de 11,4 kWh, que dá ao utilitário uma autonomia de cerca de 30 quilômetros para rodar no modo exclusivamente elétrico, e um alcance combinado de até 900 km por ciclo de carga.

Baterias do Jeep Compass 4xe podem beirar R$ 70 mil (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Baterias do Jeep Compass 4xe podem beirar R$ 70 mil (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Foto: Canaltech

A troca do sistema de baterias, caso necessária, demandará de um valor que corresponde a quase 20% do preço total do carro. Segundo os sites especializados, a substituição do conjunto custa até R$ 68,6 mil.

3. Honda Civic

O Honda Civic híbrido talvez seja o melhor carro da linha já produzido pela montadora japonesa. Nos testes com a reportagem do Canaltech, o modelo se mostrou um verdadeiro deleite, tanto em termos de dirigibilidade quanto na tecnologia embarcada.

Baterias do Civic Hybrid custam menos de 10% do valor do carro, mas, mesmo assim, são caras (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Baterias do Civic Hybrid custam menos de 10% do valor do carro, mas, mesmo assim, são caras (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Foto: Canaltech

Em relação às baterias, elas são de íons de lítio, com capacidade de apenas 1,05 kWh, comum entre os carros que não são plug-in. O preço para troca, comparativamente, também não é dos maiores, e fica em menos de 10% do valor total: R$ 21,5 mil, em um carro que hoje custa R$ 243 mil.

2. Ford Maverick

A Ford Maverick, primeira caminhonete híbrida do Brasil, é extremamente eficiente no ponto de vista do consumo de combustível. É o tipo do carro que utiliza a frenagem para regenerar o sistema de baterias e, vez ou outra, volta para casa com autonomia maior do que quando deixou a garagem — acreditem, se quiser.

Sistema híbrido da Maverick é um show à parte, mas troca das baterias não é barata (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Sistema híbrido da Maverick é um show à parte, mas troca das baterias não é barata (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Foto: Canaltech

A bateria da caminhonete, na verdade, é bem pequena, de apenas 1,1 kWh, mas o custo para substituição é salgado, e beira os R$ 35 mil. Vale lembrar que uma Ford Maverick híbrida nova custa, em julho de 2024, a partir de R$ 220 mil.

1. Caoa Chery Tiggo 8 (híbrido plug-in)

O Chery Tiggo 8, que é um híbrido plug-in usa em seu sistema baterias de 19,3 kWh de íons de lítio. A autonomia no modo elétrico é pequena, de cerca de 54 quilômetros segundo o PBEV, mas o custo de reparo é bem alto.

Troca das baterias do Chery 8 pode beirar os R$ 50 mil (Imagem: Divulgação/Caoa Chery)
Troca das baterias do Chery 8 pode beirar os R$ 50 mil (Imagem: Divulgação/Caoa Chery)
Foto: Canaltech

A troca do sistema, caso necessário, custa em torno de R$ 50 mil (R$ 48,5 mil). Vale lembrar, porém, que todas as marcas, inclusive a Caoa Chery, oferecem um tempo bem extenso em caso de defeitos no item, e algumas seguradoras já oferecem coberturas diferenciadas para carros eletrificados justamente por conta dos danos em acidentes.

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