Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quantos exercícios você precisa para "compensar" um dia sentado? Entenda

De acordo com as diretrizes da OMS, qualquer atividade física é melhor do que nenhuma

18 nov 2022 - 14h55
Compartilhar
Exibir comentários
30 minutos de ciclismo por dia é suficiente para compensar 10 horas sentado, sugere estudo
30 minutos de ciclismo por dia é suficiente para compensar 10 horas sentado, sugere estudo
Foto: Shutterstock / Sport Life

Passar muito tempo sentado não faz bem para o corpo, e isso já é sabido há algum tempo. No entanto, algumas pessoas sentem necessidade de tentar compensar essa perda em uma rodada pesada de atividades diárias

Até 40 minutos de "atividade física de intensidade moderada a vigorosa" todos os dias é a quantidade certa para equilibrar dez horas sentado, sugere uma revisão publicada na revista científica British Journal Sports Medicine — mesmo sabendo que qualquer quantidade de exercício ou mesmo apenas ficar em pé ajude até certo ponto.

A descoberta é baseada em uma meta-análise publicada em 2020, que observou nove estudos anteriores, envolvendo um total de 44.370 pessoas em quatro países diferentes que estavam usando algum tipo de rastreador fitness.

A pesquisa descobriu que o risco de morte entre aqueles com um estilo de vida mais sedentário aumentou à medida que o tempo gasto em atividade física de intensidade moderada a intensa caiu.

Caminhada é uma opção para quem passa muito tempo sentado
Caminhada é uma opção para quem passa muito tempo sentado
Foto: daniel reche pixabay / Flipar

Qualquer atividade é melhor do que nenhuma

Os pesquisadores afirmaram que realizar alguns exercícios razoavelmente intensivos — andar de bicicleta ou caminhadas rápidas — pode reduzir o risco de uma morte precoce, em comparação com nenhuma atividade ou tempo gasto sentado. 

Em um comunicado, o pesquisador de saúde da população Emmanuel Stamatakis, da Universidade de Sydney, na Austrália, disse que "como as diretrizes enfatizam, toda atividade física conta e qualquer quantidade é melhor do que nenhuma".

A pesquisa baseada em rastreadores de condicionamento físico está amplamente alinhada com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde de 2020, que recomendam 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 a 150 minutos de exercícios intensos todas as semanas para combater o comportamento sedentário.

“As pessoas ainda podem proteger sua saúde e compensar os efeitos nocivos da inatividade física”, afirmou. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade