Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é Kitty O'Neil, a "mulher mais rápida do mundo" homenageada pelo Google

O Doodle do Google desta sexta-feira (24) homenageia a dublê e praticante de esportes radicais Kitty O'Neil, a mulher mais rápida do mundo

24 mar 2023 - 10h48
(atualizado às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O Doodle desta sexta-feira (24) presta homenagem à "mulher mais rápida do mundo", Kitty O'Neil. Dublê e piloto de corridas, ela completaria 77 anos hoje, mas faleceu em novembro de 2018, deixando um legado de coragem e marcas femininas nos esportes radicais.

Filha de uma nativa norte-americana nascida em 1946, nos Estados Unidos, Kitty O'Neil se tornou surda nos primeiros meses de vida após sofrer com várias doenças.

Foto: Reprodução/Google / Canaltech

Porém, a deficiência auditiva não foi um impeditivo para ela perseguir suas ambições. O'Neil se recusava a ver sua surdez como um obstáculo e, muitas vezes, se referia a ela como um trunfo.

As aventuras de O'Neil começaram quando ela decidiu experimentar esportes de alta velocidade, como esqui e corrida de moto. Nas exibições, ela performava manobras radicais arriscadas, pulava de alturas elevadíssimas e explorava ideias mirabolantes, como saltos entre helicópteros enquanto a sua roupa estava em chamas.

Nos anos 1970, ela começou a figurar nas telinhas e telonas como dublê de filmes e séries de televisão. Sendo a primeira mulher a compor o elenco da organização de dublês Stunts Unlimited, ela esteve presente em títulos como A Mulher Biônica (1976) e Mulher Maravilha (1977-1979) e Os Irmãso Cara-de-Pau (1980).

A mulher mais rápida do mundo

Foi em 1976 que a dublê começou a ser conhecida como "a mulher mais rápida do mundo". O título foi concedido após ela cruzar o Deserto de Alvord, em Oregon (EUA), a 825 quilômetros por hora dentro do Motivator, um veículo movido a foguete.

O recorde de velocidade seria dela, mas os patrocinadores não queriam que uma mulher fosse a piloto mais rápida do mundo. Infelizmente, a ação legal para combater essa injustiça falhou.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade