Quem é Sam Altman, criador do ChatGPT demitido da OpenAI
"Pai do ChatGPT" foi expulso do comando da empresa e foi convidado a trabalhar na Microsoft em produtos de inteligência artificial
A recente expulsão de Sam Altman, criador do ChatGPT, do comando da OpenAI agitou o noticiário durante o último final de semana.
Alegando uma "perda de confiança" no então CEO, o conselho da empresa de tecnologia surpreendeu o mercado com a destituição na sexta-feira (17). Dias antes, Altman liderou e apresentou o principal evento da OpenAI no ano, no qual revelou novas capacidades para o ChatGPT.
Trajetória de Altman
Altman, nascido em 1985, afirmou em entrevista ao The New Yorker que aprendeu a programar e desmontar um dos primeiros computadores da Apple, o Macintosh, quando tinha 8 anos.
Ele ingressou na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), para estudar ciência da computação, mas não concluiu o curso.
No mundo tech, deu início a sua carreira como empreendedor e investidor, cofundando a Loopt, uma rede social baseada em localização. Posteriormente assumiu a presidência da Y Combinator, uma das mais influentes aceleradoras de startups e responsável por impulsionar empresas como o Airbnb, Reddit e Stripe.
Em 2015, Altman criou a OpenAI juntamente com Elon Musk com o objetivo de avançar na pesquisa de inteligência artificial (IA). Graças à passagem pelo mundo das startups, é atribuída a Altman a face mais comercial da empresa.
Em 2019, a OpenAI criou um braço voltado a lucros e nomeou Altman, na época com 34 anos, como CEO. Na sequência, a empresa fechou um primeiro investimento bilionário com a Microsoft. No começo deste ano, após o sucesso do ChatGPT, as partes acertaram um novo acordo em uma quantia de US$ 10 bilhões.
O executivo foi responsável por lançar o ChatGPT em novembro de 2022. Desde então, tornou-se um dos nomes mais importantes da tecnologia em 2023. Nos últimos meses, Altman afirmava que a OpenAI busca criar a inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês) — capaz de realizar tarefas humanas, com superinteligência de máquina.
Horas após a expulsão do comando da OpenAI, Sam Altman foi contratado pela Microsoft para dirigir uma equipe focada em projetos de IA.
Greg Brockman, membro do conselho e cofundador da OpenAI que também deixou a empresa, se juntará a Altman e “agirá rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para seu sucesso”, segundo uma postagem no LinkedIn de Satya Nadella, CEO da Microsoft.
Em outra publicação no X (ex-Twitter), Nadella disse que Altman atuará como CEO do novo grupo interno.
A transação, entretanto, pode ainda ser um negócio em aberto. Segundo fontes escutadas pelo portal The Verge, Sam Altman e Greg Brockman ainda estão dispostos a retornar à OpenAI se os membros do conselho que o demitiram se afastarem.