Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é Sam Altman, criador do ChatGPT demitido da OpenAI

"Pai do ChatGPT" foi expulso do comando da empresa e foi convidado a trabalhar na Microsoft em produtos de inteligência artificial

21 nov 2023 - 10h20
(atualizado em 23/11/2023 às 09h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Conselho da OpenAI retirou Sam Altman do cargo de CEO por "perda de confiança"
Conselho da OpenAI retirou Sam Altman do cargo de CEO por "perda de confiança"
Foto: TechCrunch, CC BY 2.0 via Wikimedia Commons

A recente expulsão de Sam Altman, criador do ChatGPT, do comando da OpenAI agitou o noticiário durante o último final de semana.

Alegando uma "perda de confiança" no então CEO, o conselho da empresa de tecnologia surpreendeu o mercado com a destituição na sexta-feira (17). Dias antes, Altman liderou e apresentou o principal evento da OpenAI no ano, no qual revelou novas capacidades para o ChatGPT.

Trajetória de Altman

Altman, nascido em 1985, afirmou em entrevista ao The New Yorker que aprendeu a programar e desmontar um dos primeiros computadores da Apple, o Macintosh, quando tinha 8 anos.

Ele ingressou na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), para estudar ciência da computação, mas não concluiu o curso.

No mundo tech, deu início a sua carreira como empreendedor e investidor, cofundando a Loopt, uma rede social baseada em localização. Posteriormente assumiu a presidência da Y Combinator, uma das mais influentes aceleradoras de startups e responsável por impulsionar empresas como o Airbnb, Reddit e Stripe.

Veja maneiras de usar o ChatGPT no seu trabalho e ganhar tempo Veja maneiras de usar o ChatGPT no seu trabalho e ganhar tempo

Em 2015, Altman criou a OpenAI juntamente com Elon Musk com o objetivo de avançar na pesquisa de inteligência artificial (IA). Graças à passagem pelo mundo das startups, é atribuída a Altman a face mais comercial da empresa.

Em 2019, a OpenAI criou um braço voltado a lucros e nomeou Altman, na época com 34 anos, como CEO. Na sequência, a empresa fechou um primeiro investimento bilionário com a Microsoft. No começo deste ano, após o sucesso do ChatGPT, as partes acertaram um novo acordo em uma quantia de US$ 10 bilhões.

O executivo foi responsável por lançar o ChatGPT em novembro de 2022. Desde então, tornou-se um dos nomes mais importantes da tecnologia em 2023. Nos últimos meses, Altman afirmava que a OpenAI busca criar a inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês) — capaz de realizar tarefas humanas, com superinteligência de máquina.

Horas após a expulsão do comando da OpenAI, Sam Altman foi contratado pela Microsoft para dirigir uma equipe focada em projetos de IA. 

Greg Brockman, membro do conselho e cofundador da OpenAI que também deixou a empresa, se juntará a Altman e “agirá rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para seu sucesso”, segundo uma postagem no LinkedIn de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Em outra publicação no X (ex-Twitter), Nadella disse que Altman atuará como CEO do novo grupo interno.

A transação, entretanto, pode ainda ser um negócio em aberto. Segundo fontes escutadas pelo portal The Verge, Sam Altman e Greg Brockman ainda estão dispostos a retornar à OpenAI se os membros do conselho que o demitiram se afastarem.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade