Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem são as tiktokers que são pagas para virarem personagens digitais

Influenciadoras agem como personagens figurantes nos videogames e faturam em lives no TikTok

20 jul 2023 - 14h16
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Lives estilo "NPC" viralizaram no TikTok
Lives estilo "NPC" viralizaram no TikTok
Foto: Reprodução

Quem não está por dentro da mais nova trend do TikTok pode ficar confuso ao se deparar com vídeos de pessoas falando coisas aparentemente sem sentido e fazendo movimentos repetitivos na frente da câmera.

As lives do tipo "NPC" inundaram o aplicativo desde o início de junho. Nos vídeos, os influenciadores agem como aqueles personagens figurantes nos videogames — a sigla vem do inglês "non-player character".  Eles só respondem ou realizam ações apenas quando recebem presentes, que têm valor monetário, doados por seus seguidores durante as transmissões.

Veja exemplos

A origem exata da nova moda é incerta, mas a tiktoker japonesa dona do perfil @natuecoco é apontada como a primeira que ganhou popularidade por vídeos NPC. Seu estilo cosplay, com vestimentas ligadas a personagens da cultura pop japonesa, já conquistou mais de um milhão de seguidores na plataforma. 

Também surfa na onda a conta Cherry Crush (@cherrycrush_tv), criadora de conteúdo americana conhecida por seu canal de ASMR, tipo de vídeo relaxante, no YouTube. No TikTok, seus vídeo mais populares alcançam mais de um milhão de visualizações.

O perfil Pinky Doll (@pinkydollreal) é um dos mais populares. Seu bordão “ice cream so good” (“sorvete tão bom”) é repetido à exaustão pela influenciadora Fedha Sinon em lives com milhares de espectadores.

Em entrevista ao portal Vice, ela conta que começou a usar o TikTok para ganhar dinheiro após enfrentar uma tragédia pessoal que a deixou sem emprego e sem fonte de renda. Sinon passa cerca de seis horas por dia, sete dias por semana, no app para se sustentar.

A tendência traz elementos da cultura gamer, mas não demorou muito para que alguns usuários apontassem sentidos eróticos implícitos nos trejeitos dos vídeos, em sua grande maioria feitos por mulheres. Para certos internautas, há um sentido fetichista em controlar as personagens, enviando-as presentes.

Ao Vice, a dona do PinkyDoll afirmou que não liga para críticas a seu trabalho. Ela conta que já arrecadou mais de US$7.000 em um dia de streaming. 

“Eu acho que eles estão com inveja das minhas bênçãos, minha atenção e meu dinheiro. Nas minhas mensagens, tenho rappers famosos, jogadores de hóquei, jogadores da NBA que continuam me escrevendo para continuar tentando, me encorajando a ir para o próximo nível e me parabenizando", disse.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade