Quer descobrir se é um psicopata? A resposta pode estar no tamanho dos seus dedos
Pesquisa feita no Canadá sugere que a psicopatia pode estar “enraizada biologicamente”
Uma descoberta bizarra mostra como, de forma simples, é possível observar se uma pessoa tem mais chances de ser um psicopata. Um estudo revelou que pessoas que têm um dedo anelar mais longo que o indicador são mais propensas a ter tendências psicopáticas.
A pesquisa — conduzida por pesquisadores do Centre de Recherche Charles-Le Moyne, em Quebec, no Canadá — sugere que a psicopatia pode estar “enraizada biologicamente”.
“Embora os indivíduos com tais comportamentos sejam socialmente altamente problemáticos e incorram em problemas, tal comportamento pode estar biologicamente enraizado e entendido como uma estratégia de história de vida rápida”, divulgaram os cientistas em um comunicado.
O estudo
A pesquisa foi publicada no Journal of Psychiatric Research e, examinou as mãos de 80 participantes – 44 que tinham diagnóstico clínico de transtorno por uso de anfetaminas (AUD), transtorno de personalidade anti-social (ASPD) ou ambos, e 36 indivíduos saudáveis de controle.
Os pesquisadores fizeram varreduras detalhadas das mãos direitas dos participantes e os submeteram a várias avaliações psicológicas, incluindo uma projetada para testar os tipos de personalidade de Tríade Negra.
O conceito de Tríade Negra da Personalidade corresponde a um grupo de traços de personalidade antagonistas ou antissociais: o narcisismo, maquiavelismo e psicopatia.
Pontuações mais altas nesses testes indicaram que o sujeito apresentava níveis mais elevados de traços psicopáticos e antissociais.
Os resultados revelaram uma ligação clara entre uma proporção 2D:4D mais baixa (um dedo anelar mais longo que o indicador) e traços anti-sociais, bem como pontuações mais altas nos testes de personalidade da Tríade Negra.
Estudos anteriores mostraram que o comprimento do dedo é influenciado pela quantidade de testosterona e estrogênio a que o feto é exposto no útero.
Testosterona mais alta causa uma proporção 2D:4D mais baixa, enquanto testosterona mais baixa causa uma proporção 2D:4D mais alta.
"Quanto mais um participante adulto apresentava sinais de psicopatologia, mais parecia que esse adulto foi exposto a concentrações mais altas de testosterona e a concentrações mais baixas de estrogênio durante o período pré-natal da vida”, disse Serge Brand, principal pesquisador do artigo, ao site de notícias de psicologia PsyPost.
No entanto, Brand também destaca que uma relação 2D:4D baixa não é um indicador infalível de psicopatia.
“É importante compreender que a proporção do comprimento dos dedos como um indicador de uma exposição específica a esteroides sexuais pré-natais não deve ser entendida como o destino irrevogável de uma pessoa”.
Os resultados também mostraram que os homens tendem a ter uma proporção 2D:4D mais baixa do que as mulheres, independentemente de quaisquer tendências psicopáticas.