Quer saber se tem muito mosquito por perto? Mapa online mostra
Plataforma criada pela Off! gera mapa com a atividade dos mosquitos pelo Brasil; você pode pesquisar pelo seu CEP
O combate da proliferação de mosquitos ganha novo aliado. Trata-se de uma plataforma interativa que consegue prever as chances de uma região no Brasil ter maior ou menor presença de insetos.
A OFF!Cast Previsão de Mosquitos foi desenvolvida pela SC Johnson, fabricante dos repelentes Off!, em parceria com a divisão de armazenamento em nuvem do Google.
Segundo a empresa, a previsão é baseada em três pilares: conhecimento sobre o ciclo de vida da espécie, dados detalhados sobre o clima e uma contagem da população de mosquitos em mais de 5 mil locais.
A ferramenta foi validada a partir da comparação de informações de seis anos sobre a população dos insetos, ou seja, quase 33 milhões de dados.
Elementos considerados
Temperatura e umidade são as principais informações usadas na previsão de mosquitos. Contudo, tendo em vista as complexidades e variações que podem tornar os bichos mais ou menos ativos, foram ajustados automaticamente os algoritmos para considerar os dias com condições diferenciadas.
A plataforma é estruturada nas seguintes chances de incidências: grave, muito alta, alta, média ou baixa.
Combatendo doenças
Além disso, o sistema pode ajudar nas estratégias para o combate de mosquitos transmissores de várias doenças, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Em suma, os dados permitem estimar a concentração dos insetos para um período de sete dias em uma região específica, via CEP.
Também permite gerar alertas semanais por e-mail, para quem quiser acompanhar as condições da rua ou localidade onde vive.
A nova ferramenta pode ser acessado no site da Off!. Desenvolvida com a arquitetura do Google Cloud, o recurso retira as informações do Google Earth Engine, plataforma de monitoramento do Google com dados em tempo real.
A estrutura básica do mecanismo da plataforma é a seguinte:
- O motor de busca do Google Earth extrai bilhões de pontos de dados climáticos individuais;
- Por meio de algoritmo científico da SC Johnson, os dados meteorológicos são traduzidos em informações sobre os mosquitos;
- Em seguida, é feito o cruzamento com outros dados conhecidos sobre ciclo de vida e ambientes de reprodução;
- Tudo isso gera a previsão da população de mosquitos em sete dias, facilmente identificada por cores.