Quer uma árvore de Natal perfeita? Siga essas dicas da ciência
Especialistas comentam qual a melhor forma de manter uma árvore bonita e sustentável para as festas de fim de ano
Tamanho, adereço, luzes, artificial ou natural, há diversas questões para quem busca a árvore de Natal perfeita para decorar sua casa, especialmente para as pessoas que querem reduzir a pegada de carbono este ano.
Pensando nos "requisitos" da árvore perfeita e amiga do meio ambiente, especialistas comentaram, a pedido do jornal britânico Daily Mail, o que leva uma árvore de Natal a ser a mais adequada de acordo com a ciência. Confira abaixo:
Árvore natural ou artificial?
Escolher entre usar uma árvore real ou artificial é geralmente o primeiro passo – e de modo geral, a árvore real é o melhor.
As árvores de Natal artificiais não são recicláveis, pois são feitas de uma combinação de materiais que não podem ser separados, por isso, quando são descartadas, acabam em aterros sanitários.
Além disso, eles são principalmente de plástico e têm mais emissões de gases de efeito estufa ao longo de sua vida em comparação com os reais, que, na verdade, absorvem carbono.
Segundo o professor Ian Rotherham, ecologista da Universidade Sheffield Hallam, as árvores artificiais podem ter pegadas de carbono ainda maiores se forem importadas do exterior e usadas apenas uma vez.
"Se usada por, talvez, dez anos, então o impacto é insignificante. Mas se for fabricado no estrangeiro, por exemplo, na China, e transportado para a Grã-Bretanha, então a pegada de carbono imediata é considerável”, disse o professor em entrevista ao Daily Mail.
Embora as árvores de Natal artificiais possam ser reutilizadas, o mesmo acontece com as árvores de Natal reais, se forem replantadas no jardim ou devolvidas aos fornecedores.
Alguns serviços recolhem árvores de Natal usadas no Ano Novo, para replantá-las antes de serem reutilizadas no Natal seguinte, em um esforço para combater o desperdício.
O professor Rotherham disse que a pegada de carbono de uma árvore real depende muito do que você faz com ela depois do Natal.
“Compre uma árvore de verdade, em um vaso, use-a por vários anos e, finalmente, plante-a do lado de fora para crescer”, indicou.
"Dessa forma, você ainda eliminará um pouco da pegada de carbono de outras celebrações de Natal"
Quando comprar?
Embora as pessoas gostem de comprar a sua árvore de Natal assim que chega dezembro – ou em muitos casos antes disso – a segunda semana de dezembro é a ideal para adquirir sua árvore.
“Se você estiver optando pelo artigo genuíno, recomendamos não montar sua árvore muito cedo”, disse ao Daily Mail Veronika Kusak, diretora da Pines and Needles, produtora de árvores com sede em Londres
"A segunda semana de dezembro é ideal para garantir que sua árvore fique deslumbrante durante toda a temporada", disse.
Maior nem sempre é melhor
No que diz respeito à altura, as árvores de 1,80m são a escolha mais popular, pois tendem a se encaixar perfeitamente na maioria das casas, embora dependa muito de quanto espaço você tem.
Entretanto, vale ter em mente que quanto mais alta a árvore, mais seus galhos ficarão para fora quando for desembrulhada, o que pode representar um risco de queda, portanto, maior nem sempre é a melhor opção.
“Certifique-se de ter espaço suficiente para permitir que suas filiais se acomodem em sua posição final. Contanto que sua árvore seja bem cuidada, o tamanho não deve afetar sua longevidade", afirmou Verokina ao Daily Mail.
Rega
“Sua árvore pode consumir até 2 ou3 litros de água por dia, dependendo do tamanho e das configurações de aquecimento do ambiente. No entanto, depende muito de como a árvore foi cultivada,neste caso, pergunte ao cultivador na hora da compra.
"Agora as árvores são tratadas para reduzir a perda de umidade e a queda das agulhas - o que prolonga a vida útil e reduz as diferenças entre as várias espécies', disse o professor Rotherham.
Longevidade
O que pode afetar a longevidade da árvore é exatamente onde você a coloca em casa. O ideal é que ela seja alocada bem longe de temperaturas extremas, como uma janela que recebe muito sol ou o ar-condicionado.
“As árvores preferem condições estáveis, por isso é melhor evitar quaisquer mudanças bruscas de temperatura. O calor, o ar-condicionado e os desumidificadores secam a sua árvore mais rapidamente, portanto, quanto mais longe de fontes de calor potencialmente prejudiciais, melhor e mais fresca a sua árvore permanecerá", afirmou Veronika.
Decoração
A etapa final é decorar sua árvore, e é sempre melhor comprar papel mais ecológico ou decorações de madeira em vez de plástico. Qualquer tipo de acessório de plástico é notoriamente prejudicial ao meio ambiente quando descartado.
Os resíduos plásticos levam anos para se decomporem em aterros e podem poluir o meio ambiente ou acabar entrando em nossos cursos de água e oceanos.
Outra opção ecológica são as luzes LED, que consomem até 80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes e também duram mais.
“Optar por papel, madeira ou mesmo vegetação colhida é uma forma brilhante de manter as emissões de carbono ao mínimo”, disse a vendedora de árvore Veronika ao Daily Mail.
Reaproveite
Terminadas as festividades, reutilize as decorações para os Natais que estão por vir - e se não conseguir replantar a sua árvore, entre em contato com a prefeitura do seu município para reciclar.
Apenas se certifique de não queimá-la ou enviá-la para aterro. “Se a árvore usada for reciclada como aparas de madeira, todo esse material será finalmente devolvido ao solo e apenas uma pequena proporção será devolvida imediatamente à atmosfera”, disse o professor Rotherham.
"Se você queimar a velha árvore, tanto o dióxido de carbono quanto outros poluentes irão imediatamente para o ar", completou.