Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Raio X de paciente cheio de tênias viraliza; veja o que acontece no corpo

Apesar da imagem assustadora, situação de cisticercose pode não ser tão grave caso os vermes estejam longe de áreas como o cérebro

17 abr 2023 - 17h49
Compartilhar
Exibir comentários
Registro de raio X chocou internautas
Registro de raio X chocou internautas
Foto: Reprodução

O raio X de uma pessoa com cisticercose — doença causada pela ingestão dos ovos da parasita tênia —viralizou no Twitter após um médico divulgar o registro em sua conta pessoal. O paciente, cuja identidade foi preservada, apresentava uma série de marcas subcutâneas (abaixo da pele) por toda a região do peito e braços, que eram na verdade dezenas de larvas do verme.

A imagem assusta, mas especialistas advertem que quadros que chegam a esse nível são raros e que alguns pacientes com a mesma doença não enfrentam muitos riscos.

"O problema é onde as larvas vão chegar, pois em volta delas o corpo faz uma reação inflamatória como forma de proteção", diz André Ribas Freitas, epidemiologista e professor da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic.

O professor explica que o maior problema é quando os ovos de tênia chegam ao cérebro ou a áreas do sistema nervoso central, onde as larvas podem comprimir e inflamar áreas nobres. Em regiões como a pele ou músculos, pacientes podem ser assintomáticos.

O médico generalista Vitor Borin P. de Souza, que escreveu o tuíte com a radiografia e tirou dúvidas do público, também concorda. Ou seja, o paciente do raio X não sentirá problemas caso as larvas não atinjam essas áreas críticas do corpo.  

"De toda forma, o correto é matar o parasita assim que constatada a presença [no corpo humano]", diz Ribas Freitas.

O que é a cisticercose?

A cisticercose e a teníase são doenças causadas pelo parasita Taenia solium. O ciclo dessas doenças começa quando os ovos do verme são liberados nas fezes do hospedeiro infectado, que geralmente é o ser humano.

Esses ovos são ingeridos por porcos, que são hospedeiros intermediários do parasita, e se desenvolvem em larvas no tecido muscular do animal. Quando a carne suína infectada é consumida crua ou malcozida pelo ser humano, as larvas se desenvolvem em vermes adultos no intestino humano, dando origem à teníase.

Já na cisticercose, o ciclo ocorre quando os ovos do parasita são ingeridos acidentalmente pelo próprio ser humano, que se torna o hospedeiro intermediário. Nesse caso, as larvas do parasita se desenvolvem em cisticercos nos tecidos do ser humano.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade