Rara ameba comedora de cérebro mata homem nos EUA após limpeza de nariz
Vítima pode ter sido infectada com a ameba depois de enxaguar os seios nasais com água da torneira, diz o Departamento de Saúde da Flórida
Um morador da Flórida, nos Estados Unidos, morreu nesta quinta-feira (2) após ser infectado por uma rara ameba comedora de cérebro chamada Naegleria fowleri, segundo informações das autoridades de saúde do estado.
O homem não identificado pode ter sido infectado com a ameba depois de enxaguar os seios nasais com água da torneira usando um lota, produto de higienização nasal; o pote força a água pelo nariz até a área do seio nasal.
De acordo com o Departamento de Saúde da Flórida, o homem havia sido infectado com a ameba em 23 de fevereiro, e sua morte foi anunciada no dia 2 de março.
A Naegleria fowleri é uma ameba particularmente nociva. "Ele entra nas narinas enquanto estamos nadando e, em seguida, penetra na placa cribriforme no cérebro", diz, ao site NewScientist, Sutherland Maciver, pesquisador da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) e coautor de um artigo de 2020 sobre o ser vivo. "É chamado de ameba comedora de cérebro, que é um apelido lúgubre, mas bastante defensável."
Maciver também disse que a ameba é uma "infecção devastadora para aqueles que a contraem", com uma taxa de mortalidade de 96%. Há tratamento, mas o problema é que os sintomas são muito parecidos com da meningite e os casos são raros; até 2020, só cerca de 430 casos foram catalogados no mundo. Portanto, as vítimas normalmente só são diagnosticadas durante a autópsia.