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Realidade virtual e aumentada: as novas tecnologias usadas pela Yamaha na produção de motos

Fabricante atingiu a marca de 5 milhões de motos produzidas no Brasil e lançou scooter elétrica, de olho em meta de carbono neutro até 2035

30 out 2024 - 05h01
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Na fábrica da Yamaha, em Manaus (AM), a tecnologia acelera os processos de produção
Na fábrica da Yamaha, em Manaus (AM), a tecnologia acelera os processos de produção
Foto: Anna Gabriela Costa/Byte

A Yamaha celebrou recentemente a marca de 5 milhões de motos produzidas no Brasil. Em sua fábrica em Manaus (AM), a montadora está investindo em tecnologias de ponta que ajudam a acelerar e a aprimorar os processos de produção, com a implementação de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV).

Na unidade de Manaus, que tem 125 mil metros quadrados distribuídos em 17 galpões, o centro de solda, por exemplo, utiliza realidade aumentada para treinamento de novos soldadores. Já o novo espaço de pintura, inaugurado em setembro deste ano, emprega realidade virtual para proporcionar imersão total aos operadores. 

Em visita à fábrica da Yamaha, a equipe do Byte pode ver o funcionamento do simulador de pintura, que usa RV para pintar peças como tanques e paralamas, permitindo aos funcionários uma visão externa da pintura, para identificar possíveis erros e corrigir. "Se a gente consegue ser eficiente aqui, a gente não tem dificuldade nenhuma na pintura real, você se ver pintando de fora, é bastante eficiente", comenta um colaborador ao Byte.

Yamaha chega a 5 milhões de motos produzidas no Brasil
Yamaha chega a 5 milhões de motos produzidas no Brasil
Foto: Anna Gabriela Costa/Byte

"A Yamaha sempre se orgulhou de ser pioneira em vários aspectos tecnológicos. Fomos pioneiros na fabricação de motocicletas com injeção eletrônica, e uma das primeiras empresas a trazer freio ABS. Então, a parte tecnológica sempre foi uma um diferencial para nós, desde a nossa origem no Japão, a gente está sempre pensando no próximo nível em termos de tecnologia", explica Rafael Lourenço, gerente de Relações Institucionais da Yamaha Motor do Brasil.

Capacitação da população ribeirinha

Barco-escola Samaúma II percorre cidades amazônicas para oferecer capacitação profissional
Barco-escola Samaúma II percorre cidades amazônicas para oferecer capacitação profissional
Foto: Anna Gabriela Costa/Byte

Desde 2015, a Yamaha e o SENAI Amazonas celebram uma parceria para fomentar a educação técnica profissionalizante em comunidades ribeirinhas no interior da Amazônia. Nessas comunidades, o principal meio de transporte é o barco, portanto, optou-se pela formação técnica em mecânica de motores de popa.

O curso oferece uma alternativa de geração de emprego e renda para os mecânicos formados; e fomenta a integração regional, garantindo o transporte dessas populações que têm nos rios suas principais vias de locomoção e nos barcos seu principal, muitas vezes único, meio de transporte.

Desde o início do projeto, cerca de 700 jovens foram capacitados. Desses, 261, representando 38%, foram contratados pela Yamaha. Os demais foram trabalhar em outras empresas do segmento, em concessionários ou oficinas. Atualmente, há ex-alunos do projeto entre os colaboradores em cargos de liderança na empresa.

As aulas acontecem dentro do barco-escola Samaúma, do SENAI, que oferece também capacitação em gestão, informática, vestuário, elétrica, energia solar, alimentos, refrigeração e operação de máquinas pesadas. 

O projeto barco-escola Samaúma já contemplou 65 cidades, sendo 48 no estado do Amazonas, oito no Pará, quatro no Amapá, duas no Acre, uma em Roraima e uma em Rondônia.

Aulas de reparo em motor de popa e de motos são oferecidas no barco-escola Samaúma II
Aulas de reparo em motor de popa e de motos são oferecidas no barco-escola Samaúma II
Foto: Anna Gabriela Costa/Byte

Sustentabilidade e ESG

Além de contar com a tecnologia, o complexo industrial da Yamaha promove processos sustentáveis na produção. A empresa utiliza água de reuso no processo de pintura dos produtos e racks retornáveis para transporte das motocicletas.

Em utilização desde 2014, esses racks evitaram a geração de mais de 24 mil toneladas de resíduos desde a sua implementação.

"A Yamaha assumiu um compromisso público de se tornar carbono neutro até 2050. Então, temos escopo 1 e 2, a nossa meta é se tornar carbono neutro aqui nas nossas operações até 2035; todas as fábricas da Yamaha no mundo estão em uma corrida contra as emissões de carbono. Dado esse objetivo, que é extremamente complexo, a gente já lançou aqui no Brasil a nossa primeira moto elétrica", disse Rafael Lourenço.

Inspirada pela tecnologia e sustentabilidade, a empresa anunciou recentemente o lançamento da Neo's Connected, sua nova scooter elétrica. O modelo tem conectividade proporcionada pelo sistema Y-Connect, que permite que o usuário se conecte à scooter via smartphone, oferecendo informações sobre o status da bateria, localização do veículo e notificações de manutenção.

O painel digital também exibe dados em tempo real, como nível de carga das baterias, velocidade e até notificações de chamadas e mensagens recebidas no celular conectado. Leia mais aqui

Scooter elétrica com alta tecnologia chega ao Brasil em 2025
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Foto: Divulgação/Yamaha
Fonte: Redação Byte
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