Regulador de valores mobiliários do Japão investiga demonstração de resultados da Toshiba
O órgão regulador de valores mobiliários do Japão está investigando a contabilidade da Toshiba na mais recente demonstração de resultados para ver se a empresa registrou corretamente as perdas incorridas por sua unidade nuclear norte-americana, disse uma fonte com conhecimento do assunto nesta quinta-feira.
A medida acontece após uma "opinião qualificada" incomum da auditoria da Toshiba, a PriceWaterhouseCoopers Aarata, sobre o relatório de resultados para o ano comercial, em agosto - no qual deu amplo aval aos dados.
Mas a auditoria também emitiu separadamente uma "opinião adversa" sobre a governança corporativa, dizendo que a Toshiba estava atrasada em contabilizar os prejuízos da Westinghouse, sua unidade dos Estados Unidos.
A notícia também surgiu após recomendações das firmas de consultoria Glass Lewis e ISS para que os acionistas da Toshiba não aprovem o demonstrativo de resultados, considerando o parecer misto da auditoria.
O regulador - que anteriormente multou o conglomerado devido a um escândalo contábil em 2015 - não observou quaisquer problemas na contabilidade até o momento, disse a fonte, que não foi autorizada a falar sobre o assunto e não quis se identificar.
Um porta-voz da Toshiba não quis comentar. Um representante do órgão regulador de valores mobiliários do Japão não estava imediatamente disponível para comentários.