Relatório mostra relação dos candidatos à prefeitura de SP com as redes sociais
Análise extraiu dados de plataformas como Instagram, TikTok e YouTube
Relatório CIL mostra a relação dos candidatos à prefeitura de São Paulo com as mídias sociais e destaca Pablo Marçal (PRTB) como o candidato com mais seguidores, porém sem reflexo nas pesquisas de intenção de voto.
O relatório “Criminalidade, Insegurança e Legitimidade: uma abordagem transdisciplinar” (CIL), lançado pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo (USP), divulgado no dia 11 de setembro, mostrou a relação dos candidatos à prefeitura de São Paulo com as mídias sociais.
O documento mostra a predominância de Pablo Marçal (PRTB) nas redes sociais e a expressiva presença de candidatos vinculados à segurança pública.
A análise, baseada em dados extraídos de plataformas como Instagram, TikTok e YouTube, aponta que Marçal se destaca como o candidato à Prefeitura de São Paulo com o maior número de seguidores, acumulando 13,2 milhões no Instagram e 3,7 milhões no TikTok.
Contudo, no que diz respeito à intenção de voto, o engajamento nas redes não se reflete nas pesquisas. Segundo o levantamento do Datafolha divulgado nesta quinta-feira (12), o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) aparece à frente dos seus adversários e empatado tecnicamente com Guilherme Boulos (PSOL).
Já Marçal (PRTB) recuou e saiu do empate triplo. Nunes foi de 22% para 27%, o deputado federal Boulos, de 23% para 25% das intenções de voto, e Marçal oscilou negativamente de 22% para 19%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Relatório
O relatório também evidencia o crescente envolvimento de candidatos relacionados à segurança pública, que representam aproximadamente 4,1% do total de candidaturas na cidade.
Dentre os 43 candidatos com profissões vinculadas à segurança, a maior visibilidade é observada no YouTube, onde nomes como Sargento Nantes e Tenente Bahia, candidatos a vereador, possuem mais de meio milhão de seguidores cada. Nantes se destaca ainda mais, com uma significativa audiência também no TikTok e Facebook.
Além disso, a análise revelou que os candidatos jovens, na faixa etária de 18 a 29 anos, e os influenciadores digitais com mais de 200 mil seguidores são importantes no debate político atual.
O projeto CIL, financiado pela Fapesp, visa aprimorar a compreensão sobre a relação entre mídias sociais, legitimidade democrática e segurança pública, utilizando ferramentas analíticas para observar o impacto dos discursos políticos e sua recepção pelo eleitorado conectado.