Resultado no Google erra ao dizer que Lula é presidente do partido Novo
O atual presidente do partido é Eduardo Ribeiro, empresário do setor da saúde
O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), está sendo mostrado pelo Google aos que pesquisam por "presidente do partido Novo" desde a segunda-feira (12). O presidente do Novo é Eduardo Ribeiro, empresário do setor da saúde.
Além do nome de Lula, a página também mostra o nome, link para o Wikpédia e foto do PT. Quando a pesquisa é "presidente dos partido dos trabalhadores", nenhum erro é constatado.
O incidente chama atenção devido às profundas diferenças ideológicas entre as partes misturadas pelo algoritmo de buscas — o ex-presidente do Novo João Amôedo chegou a ter sua filiação suspensa pelo partido depois de apoiar publicamente Lula no segundo turno das eleições de 2022.
Entretanto, esta não é a primeira gafe cometida pelo buscador no ramo da política. Em fevereiro, um erro mostrou a manchete "Rogério Marinho é eleito presidente do Senado" para diversos usuários sem que o político tivesse sido eleito à presidência da casa.
No início de maio, o algoritmo do Google sugeriu “corrupção” em vez de “coroação” em uma busca sobre o presidente Lula, enquanto indicava "coração" para uma busca similar com Jair Bolsonaro (PL).
O Google, o Novo e o PT foram procurados pelo Byte para dar mais esclarecimentos sobre o assunto mas, até o momento, não emitiram resposta.