Retorno à Lua pode sofrer atrasos por problemas com a SpaceX
A lander lunar Starship, da SpaceX, que será usada na missão Artemis 3, pode não ficar pronta em tempo
A Nasa está preocupada com o atraso da missão lunar Artemis 3, que tem previsão de decolagem para dezembro de 2025, devido a problemas com a lander Starship. A nave está sendo desenvolvida pela SpaceX, empresa de Elon Musk. Ela foi selecionada em 2021 para ser o primeiro módulo lunar tripulado do programa Artemis, que busca a exploração da Lua.
A SpaceX enfrenta dificuldades para deixar a Starship pronta para levar astronautas à superfície lunar dentro do prazo estabelecido. A preocupação foi expressada por Jim Free, administrador associado da Nasa, em reunião da Junta de Engenharia Aeroespacial e Estudos Espaciais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Segundo ele, a SpaceX deveria realizar uma série de lançamentos da Starship antes de transportar astronautas da Artemis. Inclusive uma nave não tripulada que deve chegar à superfície lunar como um teste de segurança.
Os problemas da SpaceX
A empresa de Musk enfrenta alguns desafios, incluindo investigações sobre um incidente de lançamento anterior e processos de grupos ambientalistas por danos que os lançamentos da Starship causam ao ecossistema local.
Por esses motivos, é improvável que a Starship consiga cumprir o prazo inicialmente planejado e a missão Artemis 3 pode ser adiada para 2026.
Um grande passo para a humanidade
- O nosso satélite natural está sem a nossa presença desde 14 de dezembro de 1972;
- Há mais de 50 anos, o astronauta Eugene Cernan, comandante da Apollo 17, deixou a última pegada humana em solo lunar;
- O objetivo da missão Artemis é estabelecer uma presença humana permanente e sustentável na Lua até o final da década de 2020;
- A data original para o envio do homem à Lua pelo programa Artemis era para o final de 2024 - e já sofreu atraso.
Concorrência para a SpaceX
Além da SpaceX, a Nasa também selecionou a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, para fornecer um segundo sistema de pouso tripulado da Artemis.
A Blue Origin foi escolhida para a missão Artemis 5, prevista para 2029, e também terá que comprovar a segurança do seu módulo de alunissagem pousando na Lua sem tripulação.
A missão Artemis é um passo para as tão sonhadas missões tripuladas para Marte. O planeta vermelho deve receber a nossa visita no final dos anos 2030 ou início dos anos 2040. Esse é um desejo antigo que vem sendo adiado desde o início da corrida espacial, na Guerra Fria, nos anos 1950.