Rival chinês do ChatGPT evita controvérsias sobre Xi Jinping e Ursinho Pooh
Ernie Bot recusou-se a responder a perguntas sensíveis sobre a covid-19 e a relação do presidente chinês Xi Jinping com o Ursinho Pooh
O Ernie Bot, concorrente do ChatGPT na China criado pela emrpesa Baidu, recusou-se a responder a perguntas polêmicas sobre o presidente Xi Jinping e a covid-19. Além disso, baniu usuários que perguntaram sobre as opiniões de Xi em relação ao Ursinho Pooh, segundo testes feitos e divulgados pela emissora CNBC.
Desde 2017, o líder proibiu qualquer menção ao urso amarelo nas redes sociais chinesas após ser comparado ao personagem de desenho animado. Isso foi reforçado especialmente depois que um meme circulou mostrando Xi caminhando ao lado do presidente Barack Obama, onde foi retratado como o pequeno Ursinho Pooh ao lado de um alto e esbelto Tigrão.
Ernie Bot em saia justa
A Baidu, uma empresa de tecnologia sediada em Pequim, lançou o Ernie Bot em março como uma alternativa ao popular bot desenvolvido pela OpenAI.
Durante o programa "Squawk Box" da CNBC, a repórter Eunice Yoon questionou o Ernie em inglês e chinês sobre a covid-19 e Xi Jinping. Como resposta, o bot permaneceu ou em silêncio ou forneceu informações imprecisas.
Ele respondeu em inglês, dizendo: "A origem do novo coronavírus ainda é objeto de pesquisa científica", sem mencionar que o vírus foi inicialmente observado na cidade de Wuhan, na China. Quando questionado em chinês, Ernie permaneceu em silêncio e sugeriu que Yoon mudasse de assunto, de acordo com a CNBC.
Quando Yoon perguntou sobre a relação entre Xi e o Ursinho Pooh, ela não recebeu resposta e seu acesso ao sistema foi desativado.
O Ernie Bot também se recusou a comentar por que a China encerrou suas políticas extremas de covid-zero, recentemente interrompidas devido a uma onda de protestos no país. Ainda mostrou relutância em discutir outros assuntos políticos chineses, incluindo se Xi "governará a China para sempre".
A repórter da CNBC também pediu a Ernie para se comparar ao ChatGPT da OpenAI. Como resposta, a inteligência artificial afirmou que é "mais adequada para tarefas específicas, como responder perguntas e gerar diálogos, enquanto o ChatGPT é mais geral em sua capacidade de entender e gerar linguagem natural".
China has what it thinks is an answer to @OpenAI's #ChatGPT...just don't ask it what the relationship is between President Xi Jinping and Winnie the Pooh. @Onlyyoontv explains why: pic.twitter.com/la8mDcrt1H
— Squawk Box (@SquawkCNBC) May 19, 2023